Respostas
Resposta:
Olá, Bom Dia!
Explicação:
Edmund Burke (1729-1797) foi um político e escritor irlandês, um dos mais brilhantes membros do Partido dos Whigs no Parlamento Britânico.
Edmund Burke nasceu em Dublin, na Irlanda, no dia 12 de janeiro de 1729. FEra flho de um advogado protestante e de mãe católica. Em 1744 entrou para o Trinity College de Dublin. Em 1750, mudou-se para Londres e seguindo a vontade do pai ingressou no curso de Direito no Middle Temple, mas logo largou os estudos para se dedicar à carreira literária e viajar pela Europa.
Sua primeira obra foi “A Vindication of Natural Society” (1756), uma sátira na qual relata o abuso da lógica do ateísmo praticada no seu tempo. Em seguida, partiu para um lado mais filosófico e escreveu “Investigações Filosóficas Sobre a Origem de Nossas Ideias do Sublime e do Belo” (1757), livro que trata das percepções sobre o belo e o sublime, sendo o belo aquilo que agrada esteticamente e o sublime aquilo que nos leva à destruição. A obra chamou à atenção dos filósofos Diderot e Immanuel Kant.
Em 1765, Edmund Burke entrou para a política, quando foi escolhido para secretário do Marquês de Rockingham, líder do Partido dos Whings, que fazia oposição a rei George III.
Em dezembro deste mesmo ano, foi eleito membro da Câmara dos Comuns pelo mesmo partido, que agrupava tendências liberais. Em oposição aos Tories. Burke liderou uma discussão sobre os limites do poder do rei, defendendo o papel dos partidos políticos no sentido de evitar o abuso da monarquia.
Lançou o livro “Thoughts on the ause fo the Present Discontents” (1770), no qual atribui o descontentamento da população a um grupo de neo-tories, que eram chamados de “os amigos do Rei”.
Espero te ajudado muito!!
Bons Estudos!!