ausência de um saneamento adequado está relacionado a uma maior proliferação de doenças as doenças com maiores índices devido à exposição a ambientes sem saneamento são?
Respostas
Resposta:
As infestações intestinais ou parasitoses intestinais (enteroparasitoses) como, ascaridíase, Ancilostomíase e necaturíase (estes dois últimos conhecidos como popularmente como "amarelão" devido a grande quantidade de sangue que é sugada por eles, as pessoas ficam muito anêmicas, pálidas, fracas. Infecções gastrintestinais por diversos microrganismos, por vírus (por exemplo o Rotavírus) e por bactérias (por exemplo salmonelose, cólera), por protozoários (amebíase). Infecções normalmente acompanhadas de intensa diarreia, às vezes com sangue, e mesmo vômitos, com consequente desidratação e morte se não tratadas, principalmente através de reidratação. Para todas as doenças citadas têm tratamentos e cura se procurado tratamento em tempo adequado, o que mais mata é a desidratação pela diarreia e vômitos. Há muitas outras doenças causadas por ambiente sem saneamento, mas as infecções e infestações gastrintestinais são as que mais se destacam e costumam matar mais pessoas em que vivem nesses locais.
Explicação:
Infestação é quando o agente infeccioso fica só limitados à luz intestinal exceto para fazer seu ciclo pulmonar, em que o parasita é absorvido, amadurecem nos pulmões e voltam para o esôfago subindo pelas vias aéreas como a traqueia para alcançá-lo, normalmente isso causa tosse e se engole o parasita de novo, já maduro sexualmente, capaz de se reproduzir no intestino.
Infecção é quando o agente infeccioso também atinge as células e a corrente sanguínea do indivíduo.
Por exemplo, gripe, resfriado, catapora, caxumba, sarampo e Covid-19 são infecções.
Carrapatos, piolhos, pulgas e escabiose (sarna) são infestações, pois não entram na corrente sanguínea ou tecidos subjacentes se multiplicando lá.