Respostas
1. TXT
O TXT também é uma extensão de arquivos de texto, mas, diferente do .doc ou .pdf, ele é um formato bastante “cru”, ou seja, ele não admite quase nenhum tipo de formatação no texto, a não ser coisas simples como a acentuação das palavras.
Esse é o formato gerado pelo bloco de notas do Windows, por exemplo. O bacana do TXT é que ele pode ser aberto em qualquer tipo de programa, justamente por ter essa simplicidade no tipo de informações que tem.
2. DOC
DOC é outro formato de arquivos muito conhecido, próprio do programa Word, da Microsoft. Ao contrário do que acontece com o txt, nele há muitas possibilidades de formatação do texto, inserção de imagem e inúmeros outros recursos.
Os documentos gerados pelo Microsoft Word também podem ser salvos com a nomenclatura .docx, mas, se isso acontecer, não se preocupe: a extensão ganhou essa atualização no nome a partir da versão 2007 do programa, mas se comporta de forma similar à anterior.
3. PDF
O PDF é o grande herói dos formatos de texto e tem sua razão de ser. Sua sigla significa Portable Document Format, ou seja, formato de documento portátil. Esse nome se refere à sua principal característica, que é manter a estrutura das suas informações independentemente de onde ele seja aberto.
Isso quer dizer que o PDF pode ter sido gerado em qualquer software e ser aberto em qualquer plataforma sem ser desconfigurado. Por isso ele é, hoje, o formato mais usado no compartilhamento de documentos via internet. Pode perceber que, normalmente, a maioria dos arquivos que você recebe online tem a extensão .pdf (manuais, notas e recibos, e-books, fichas, orçamentos etc.).
4. PPT
Essa extensão corresponde aos arquivos gerados e editados no Power Point, famoso programa de apresentação de slides. Com ele é possível exibir formas e textos em animações, em slides.
Existe também o PPS, gerado pelo mesmo software. A diferença entre os dois é que o primeiro formato é o editável, e o segundo é a apresentação pronta. Na prática, isso significa que o arquivo .pps é o mais indicado quando você quer compartilhar uma apresentação, já que ele não passará pela página inicial do PowerPoint, que permite visualizar os mecanismos e recursos usados nos slides.