o que é a racionalização dos fenomenos sociais? Max Weber, se alguém puder dar uma resposta bem elaborada, agradeço!
Respostas
Resposta:
De acordo com sociólogo alemão Max Weber a racionalização dos fenómenos sociais consiste numa atitude reflexiva, e portanto crítica, que os indivíduos adotam no âmbito da interpretação dos causas dos fenómenos sociais e da natureza das relações socais que mantém entre si.
Explicação:
A ideia de racionalização, que deriva da racionalidade que é faculdade do uso da razão para compreender e explicar o mundo, é usada por Weber em oposição a ideia de fé ou tradição, que são, igualmente, duas outras formas de explicar os fenómenos sociais.
Para Max Weber a religião, por meio da fé, procura explicar os fenómenos sociais, assim como a tradição procura, por meio de hábitos e costumes de um povo, explicar os fenómenos que dão sentido à realidade em que vivem os homens. Porém, estes duas formas de conhecimento apresentam-se limitadas por não serem passíveis de demonstração empírica e não possuírem os seus fundamentos alicerçados na racionalidade.
Para Weber a razão é a forma mais efectiva de conhecer os explicar os fenómenos. Desta sua reflexão Weber a criou a seguinte tipologia de acção social:
- Ação social racional com relação a fins
- Ação social racional com relação a valores
- Ação social afetiva
- Ação social tradicional
Por exemplo, diz-se que um indivíduo está a racionalizar os fenómenos sociais quando este elabora explicações sobre a causa dos fenómenos ou sobre o que lhe acontece no quotidiano, partir de fatores ou agentes imanentes e não atribui as causa de tais acontecimentos à seres sobrenaturais ou divindades, nem as fundamenta na base de uma crença ou sentimento.
Portanto, a racionalização dos fenómenos sociais é uma atitude ou postura epistemológica e hermenêutica que os indivíduos adotam para explicar os acontecimentos sociais numa base racional.