UMA EXPLICAÇÃO DA MENSAGEM SOBRE ESSA POESIA DE LYGIA FAGUNDES! URGENTE!!!
A disciplina do amor
Por que não lhe disse antes?
Apertá-lo demoradamente contra o meu peito e dizer: não disse porque pensava que tinha pela frente a eternidade. Só me resta agora esperar que aconteça outra vez, vislumbro esse encontro - mas vou reconhecê-lo? E vou me reconhecer nos farrapos da memória do meu eu?
Peço que me faça um sinal e responderei ao código secreto na mente e no silêncio dos navios que se comunicam quando cruzam no mar.
Respostas
Resposta:
Trata-se de um amor à distância, saudades
Explicação:
Uma das temáticas da escrita de Lygia Fagundes Telles é o amor. Ela retratou o universo feminino sob uma perspectiva moderna à época, trazendo as personagens femininas como protagonistas da ação, independentes da presença masculina.
Nessa poesia, a poetisa deixa a entender que houve uma separação com um reencontro incerto ("vislumbro esse encontro"). Talvez alguém que more distante.
Há referências à distância e ao tempo: "pensava que tinha pela frente a eternidade"; "silêncio dos navios que se comunicam quando cruzam o mar".
A distância e a saudade trazem sentimentos que destroçam a poetisa, que tem somente a disciplina como forma de manter inteira. Não sabe quando verá seu amado novamente; se até lá estará sã e saudável ("vou me reconhecer nos farrapos da memória do meu eu?").