• Matéria: História
  • Autor: vauhdecampos
  • Perguntado 3 anos atrás

Preciso de um resumo sobre o cinema e o rádio na era Vargas

Respostas

respondido por: ranyelly123
4

 o papel do rádio como instrumento importante de propaganda política no governo de Getúlio Vargas, principalmente no período do Estado Novo. O rádio chegou ao Brasil na década de 1920 com objetivos educativos. Nessa primeira década poucas rádios foram inauguradas, pois eram custeadas por pessoas que pagavam mensalidades para a manutenção. Na década seguinte, com a regulamentação da publicidade por Getúlio Vargas, o rádio começa a ganhar um perfil mais comercial, profissional e especializado, com venda de produtos e atrações. Em todo o período que esteve no poder, Vargas viu o rádio como um grande aliado, pois este era uma ferramenta de comunicação de massa já bastante utilizada por líderes da Alemanha e da Itália na época. Ele inaugura os informativos governamentais obrigatórios no rádio que sobreviveram até os dias atuais. O rádio na Era Vargas contribuiu em protestos de oposição, e foi também através dele que o Presidente anunciou o Estado Novo, em 1937. Em 1942, quando Marcondes Filho é escolhido como Ministro do Trabalho, Vargas tenta uma maior aproximação com os trabalhadores brasileiros, que se organizavam em sindicados, e designa este ministro como porta-voz para ministrar palestras radiofônicas a fim de divulgar seus feitos e aumentar sua popularidade enquanto líder absoluto da Nação, mantendo uma linha o mais próximo possível entre governo e trabalhadores. Ao analisar os elementos de propaganda desses discursos proferidos pelo Ministro no programa A Hora do Brasil, conclui-se que as mensagens eram produzidas no sentido de reforçar a imagem do patriarca protetor e ―pai dos pobres‖ do Presidente e o sentimento nacionalista que o manteve no poder, assim como fortalecer o elo entre seu governo e a população que estava mais distante da capital do país.

respondido por: sabrinacupidamaria21
2

Resposta:

Resumo:

[■O artigo procura discutir as políticas públicas estruturadas

para a produção cinematográfica durante o governo de Getúlio

Vargas, entre os anos de 1930 a 1945, período compreendido como a

Era Vargas.

Para tanto, analisamos como os intelectuais e artífices,

especialmente os membros do movimento

Modernista, influenciaram

nos ideais do Estado na construção de uma nova identidade nacional e

como o cinema assumiu um caráter pedagógico, se tornando

importante instrumento de propaganda e difusor da ideologia

nacionalista, sobretudo, após a implantação da ditadura do Estado

Novo em 1937.■]

Introdução

O governo de Getúlio Vargas transformou profundamente a

sociedade brasileira no decorrer das décadas de 1930 e 1940,

atingindo proporções até então inéditas na história do Brasil.

Vargas

ao romper com os poderes políticos regionais, sobretudo, das

oligarquias de São Paulo e Minas Gerais, após a “Revolução de

1930”, passou a desenvolver um novo regime econômico, político e

social. Construindo novos valores ideológicos nas relações entre o

Estado e a sociedade, na tentativa de criar uma visão de país uno,

através de medidas nacionais de desenvolvimento que envolviam

todos os setores estatais.

Nesse sentido, a produção artística e cultural adquiriu um novo

status na divulgação, consolidação e legitimação desse projeto

nacional.

Assim sendo, este artigo propõe uma reflexão acerca das

relações entre o Estado e a produção fílmica na Era Vargas (1930-

1945), período marcado pelas primeiras iniciativas de intervenção do

Estado na produção e no mercado cinematográfico.

Nesse âmbito, o estudo centra-se no papel que o cinema

adquiriu dentro do projeto nacionalista.

Logo, é necessário ponderar

que a intervenção do Estado na esfera cultural está relacionado ao

regime autoritário empreendido por Vargas, característica que

influenciou diretamente nas políticas públicas desenvolvidas para o

cinema nacional, o qual passou a ser apreendido através de um caráter

político e pedagógico, utilizado como meio de comunicação e veículo

de propaganda, responsável pela instrução da população, reforçando

os valores nacionais e legitimando a figura do Presidente da

República, Getúlio Vargas.

Portanto, se faz necessário destacar o contexto histórico de

formação dessas políticas, bem como, a participação dos artífices e

intelectuais, em especial do movimento Modernista, na consolidação

do regime e dos valores nacionais defendidos pelo Estado Getulista.

Explicação:

no começo tem o resumo ai tem uma pequena parte da introdução

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