O belo pode ser emitido em várias situações, como por exemplo, para elogiar a coragem ou o raciocínio lógico, enfatizando que a noção de beleza é bastante elástica. JUSTIFIQUE ESSA AFIRMATIVA:
Respostas
Resposta:
◦ A palavra estética vem do grego aesthesis, que significa conhecimento sensorial ou sensibilidade, e
foi adotada pelo filósofo alemão Alexander Baumgarten (1714-1762) para nomear o estudo das
obras de arte como criação da sensibilidade, tendo por finalidade o belo. (Ciência do Belo)
◦ como significado o ato de perceber, de notar. É um ramo da filosofia denominado filosofia da
arte que estuda a essência da beleza ou do que é belo, seja natural ou artístico, e a base da arte.
◦ Para os gregos a arte era, sobretudo, a imitação.
◦ Platão acredita que a arte seria o excesso, onde tudo é racional. A arte não reproduz a verdade,
apenas leva a ilusão e ao engano.
◦ Para Aristóteles, a arte é verdadeira. É a imitação do que já existe e das coisas que podem vir a
existir, mostrando a nobreza da realidade.
◦ Durante a idade Média, a arte estava associada a religião e ao fazer
artesanal.
◦ No Renascimento, a partir do século XIV, apareceu a proposta de
retomar ideias clássicas, e supera-las. O culto a natureza e o
humanismos são retratados agora com a ajuda da matemática e da
geometria, para dar profundidade e luz aos objetos.
A partir do século XIX, a arte contemporânea inicia
uma crítica à ideia de imitação do real.
◦ A partir do século XVIII, com a obra de Kant, que a estética começou a ser tratada como uma
disciplina a ser estudada. O conhecimento do belo, para o filósofo, era visto como a perfeição do
conhecimento sensível.
◦ O que confere a beleza a uma obra é a sua proporção, simetria, ordem, isto é, uma justa medida.
◦ Já para os filósofos do séc. XVIII, como HUME e KANT, é no campo da subjetividade que se encontra
a resposta para o problema do belo. A estética transformou-se, assim, em teoria do gosto, cujo
problema central passou a ser o de saber como justificamos os nossos gostos.
◦ O Primeiro Momento - Nele Kant afirma que os julgamentos acerca da beleza estão baseados em
sentimentos de prazer. Entretanto, é uma espécie muito particular de prazer. Trata-se de um “prazer
desinteressado”. Isto significa que o sujeito que faz um julgamento estético sobre um objeto não tem
nenhuma necessidade de possuir ou consumir esse objeto, ou seja, o objeto não desperta qualquer
desejo no sujeito que o contempla.
◦ Segundo momento a originalidade – a busca por novas experiências e estilos próprios,
◦ Terceiro momento quando se estabelece a exemplaridade, ou seja, a criação de um modelo a ser