Muitos filósofos da época adotaram a filosofia de Platão como referência para o seu pensamento, sendo chamados de plantonistas cristãos. O que esse grupo de filósofos (plantonistas cristãos) defendiam? ???
Respostas
Resposta:
Platonistas cristãos, como ficaram conhecidos, defendiam que a essência e fundamento da vida deveria ser a fé. A partir da fé, e não da razão, os homens tomariam decisões em suas vidas e realizariam julgamentos morais.
Resposta: Defendiam, de maneira mais precisa, uma PRIMAZIA da alma sobre o corpo.
Explicação:
Platão é muitas vezes interpretado erroneamente como alguém que desprezou o corpo e exaltou o espírito, a alma, a razão...
Mas não é bem assim. Essencialmente ele propunha uma PRIMAZIA da alma sobre o corpo.
Não foi à toa que na "grade formativa" da sua famosa ACADEMIA, havia todo um cuidado com a ginástica, ou seja, com os exercícios físicos. Isso favoreceria, inclusive, no processo de anamnese, tanto para a vida presente, quanto para a vida futura, numa possível transmigração da alma quando fosse novamente um ser humano.
Tal erro comentado acima também afetou alguns pensadores cristãos. Porém, é preciso destacar que no cristianismo o corpo é elevado em dignidade juntamente com a alma na ressurreição dos mortos, na dimensão do corpo glorioso.