Respostas
Resposta:
O Brasil é um dos maiores produtores de grãos da atualidade, dentre estes grãos destaca-se crescentemente a soja transgênica, esta soja tem a característica de ser uma planta que por meio de técnicas da engenharia genética se fez resistente a aplicação de apenas um tipo de herbicida, o glifosato.
A soja transgênica é uma das ferramentas que compõem a biotecnologia moderna, que é definida como um sistema que permite a utilização do material biológico para fins industriais.
Explicação:
O crescimento, o desenvolvimento e a produtividade da soja são influenciados por diversos fatores. Dentre estes fatores pode se citar o mais importante, ou seja, a interferência causada pelas plantas daninhas. A presença de plantas daninhas em uma cultura acarreta em problemas que podem gerar perdas na qualidade do produto, no rendimento e até mesmo tornar inviável a colheita. Vários métodos de controle estão disponíveis, sendo o químico preferido pelos agricultores
Apesar dos resultados positivos do uso da soja transgênica no controle das plantas daninhas, recentemente alguns pesquisadores reforçaram a hipótese de que o glifosato pode prejudicar a simbiose entre rizóbio e soja, uma vez que o microssimbionte também apresenta em seu metabolismo a EPSPS, que é sensível a esse herbicida.