Nos últimos anos, o Ministério da Educação tem buscado fortalecer as avaliações em larga escala no país, visando à qualificação da Educação Básica. Entre as ações para esse fortalecimento está a reestruturação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e a institucionalização do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Dos resultados observados a partir desse fortalecimento, é possível concluir que:
Respostas
Resposta:
ALTERNATIVA B (As ações vêm se mostrando eficazes, na medida em que permitem o estabelecimento de metas adequadas para a melhoria do ensino, pensadas a partir da aprendizagem dos alunos.)
Explicação:
As ações vêm se mostrando eficazes, na medida em que permitem o estabelecimento de metas adequadas para a melhoria do ensino, pensadas a partir da aprendizagem dos alunos.
Resposta:
Você acertou!
B.
as ações vêm se mostrando eficazes, na medida em que permitem o estabelecimento de metas adequadas para a melhoria do ensino, pensadas a partir da aprendizagem dos alunos.
Explicação:
As ações desenvolvidas pelo Ministério da Educação vêm se mostrando eficazes, na medida em que permitem o estabelecimento de metas adequadas para a melhoria do ensino, pensadas a partir da aprendizagem dos alunos. A participação das escolas particulares nas avaliações é opcional, não influenciando os resultados finais. O professor não é o único responsável pela aprendizagem dos alunos, todos os atores escolares o são. Os resultados obtidos nas avaliações em larga escala não são utilizados para promover a competição entre as escolas. As avaliações, em larga escala, por si só, não melhoram a qualidade da educação no país. Seus resultados subsidiam a elaboração de políticas públicas que, uma vez implementadas, podem promovê-la.