1) Um casal cujo a mulher é Rh+ e o homem Rh-, terão o segundo filho, o primeiro nasceu normal. Qual a probabilidade desse segundo filho apresentar eritroblastose fetal?
50%
100%
25%
0%
Não dá pra afirmar só com esses dados.
2) Um casal cujo a mulher é Rh- e o homem Rh+ filho de mãe Rh+, terão o segundo filho, o primeiro nasceu normal. Qual a probabilidade desse segundo filho apresentar eritroblastose fetal?
100%
50%
25%
0%
Não dá pra afirmar.
3) A síndrome de Down é uma síndrome que necessita de muitos estímulos para um desenvolvendo saudável. Podemos dizer que é uma síndrome:
Fenocopia
Congenita
Genética
Fenotipica
Homozigota
4) Gregor Mendel é conhecido como o pai da Genética atua, suas pesquisas foram direcionadas a uma espécie de vegetais,são elas:
Ervilhas
Milho
Feijao
Soja
Trigo
5)A características adquirida ao longo da vida de maneira irreversível, é chamada de:
Congênita
Fenocopia
Genetica
Heterozigota
Homozigota
me ajudem
Respostas
Resposta:
Resposta - Questão 1
Alternativa “c”. Para que ocorra a produção de anticorpos anti-Rh, é necessário o contato prévio de uma pessoa Rh negativo com sangue positivo. Sendo assim, em uma primeira gestação não ocorre a eritroblastose.
Ver a questão
Resposta - Questão 2
Alternativa “b”. Pais Rh positivos podem ser heterozigotos (Dd) e, portanto, podem ter filhos Rh negativos.
Ver a questão
Resposta - Questão 3
Alternativa “c”. O cruzamento será feito entre uma mulher Rr e um homem rr. Com isso, temos os seguintes possíveis genótipos: Rr, Rr, rr, rr. Os filhos com Rh positivo são aqueles que apresentam o alelo R, o qual é dominante e determina essa característica. Assim, podemos concluir que a probabilidade de filhos Rh positivo é de 50%.
Ver a questão
Resposta - Questão 4
Alternativa “b”. A alternativa III está incorreta, pois na primeira gestação não ocorre a eritroblastose, como explicado na alternativa IV.
Ver a questão
Resposta - Questão 5
Alternativa “d”. Os pais são Rr – logo, do cruzamento entre Rr x Rr, são esperados os seguintes genótipos: RR, Rr, Rr, rr. Como R é dominante, a probabilidade de um filho nascer Rh positivo é de 75%.
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO.