Como a dança era praticada na antiguidade e na Idade Média?
Como a dança é praticada nos dias atuais?
Respostas
Idade Média: nesse período, a dança, como todos os outros movimentos artísticos, sofreu um retrocesso. A dança, pelo fato de se utilizar do corpo como expressão, foi considerada profana, porém, continuou sendo praticada pelos camponeses, a dança na idade média era sagrada, evoluindo de forma a se tornar um culto religiosos aos deuses. Até que se iniciou as danças recreativas que eram mal vistas por autoridades religiosas do tempo, visto o fim religioso que a dança originalmente tinha.
Dança na Idade Média
Estampie: era apreciada pela corte francesa, uma espécie de sapateado acompanhado por música instrumental;
Saltarello: popular entre as cortes medievais e renascentistas italianas.
Carola: modalidade de maior registro de dança na Idade Média, desde os séculos XII e XIII.
Atualmente o estilo de dança é a Dança Renascentista, como o próprio nome diz a dança tem como objetivo representar os sentimentos daqueles que a praticam, transmitindo ao público as vibrações desejadas por meio de movimentos bem trabalhados e executados.
A dança é uma das três principais artes cênicas da antiguidade, ao lado do teatro e da música. No antigo Egito já se realizavam as chamadas danças astro-teológicas em homenagem a Osíris. Na Grécia, a dança era frequentemente vinculada aos jogos, em especial aos olímpicos.
A evolução da dança é imprescindível para o estudo da história da arte e para aqueles que desejam se tornar profissionais da dança, como dançarinos em competições oficiais ou até mesmo professores particulares ou em escolas de dança.
Além de ser útil para seus estudos, a história da dança enriquece sua cultura pessoal e o faz compreender melhor a evolução de todos os estilos de dança.
Mergulhe conosco na grande história da arte da dança, que vai dos ritos aos esportes, como se vê na aula de zumba.
Alongue seu corpo, faça um breve aquecimento e vamos lá!