Você conhece José Craveirinha? Considerado um dos maiores poetas moçambicanos, ele atuou como jornalista, poeta e escritor. Nasceu em Maputo, de pai português e mãe negra de etnia Ronga, essa mistura cultural e linguística é fonte de reflexão e matéria-prima para sua obra. Tendo em vista esses aspectos, leia o poema “Um homem nunca chora”, de José Craveirinha. Acreditava naquela história do homem que nunca chora. Eu julgava-me um homem. Na adolescência meus filmes de aventuras punham-me muito longe de ser cobarde na arrogante criancice dos heróis de ferro. Agora tremo. E agora choro. Como um homem treme. Como chora um homem! Disponível em: Acesso em: 09 jul. 2021. O poema apresenta um tom introspectivo e confessional que extrapola uma simples ideia de desvalorização, e isso é enfatizado pela linguagem e seus recursos. Refletindo sobre isso, produza um texto dissertativo-argumentativo apresentando uma análise literária do poema e discorra acerca da representação do Modernismo por meio dessa obra de José Craveirinha. Sua resposta deve ter no mínimo 12 e no máximo 20 linhas.
Respostas
Resposta:
Nos três primeiros versos o poeta fala sobre a inocência de ser uma criança, que acredita em heróis e tem uma visão destorcida do que é ser um homem e não sabe sobre sentimentos humanos.
Nos versos "Na adolescência/ meus filmes de aventura/ punham-me muito longe de ser cobarde/ na arrogante criancice do herói de ferro", o poeta retrata o adolescente no começo do entendimento da vida, do ser, que começa a questionar suas crenças.
O poeta, no presente, fala do como é ser um homem, é ter sentimentos, é chorar, é lutar. Craveirinha demonstra ter nervos, sentimentos. Um ser humano no pleno gozo da vida e suas aventuras e desventuras.
Explicação:
É possível afirmar que o poeta José Craveirinha expressa nas suas obras a inocência em ser uma criança que ainda acredita em super heróis.
Craveirinha também discorre sobre a visão destorcida do ser humano nos seus versos. O autor expressa o desejo de inovação e o desprendimento com o passado.
Outras características do modernismo presente nos poemas:
- Espontaneidade;
- Enaltecimento da busca por algo novo;
- Utilização da linguagem popular.
O período do modernismo foi durante a primeira metade do século XX. O modernismo não atuava apenas na Literatura escrita, mas também em artes como a dança e a pintura, além da música.
Entretanto, o lugar onde mais se teve destaque deste período foi em obras literárias.
saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/37357396