Um atleta de futebol sofreu entorse de joelho na última temporada, há 3 meses. Nos dias seguintes ao entorse, ele apresentou dor e edema que sumiram após algumas semanas.
Atualmente, ele apresenta dor à palpação da interlinha articular medial e a dor e o inchaço podem surgir e agravar durante a execução de atividades do dia a dia, como subir e descer escadas, caminhar ou agachar e também após o treino. Frequentemente ele apresenta travamentos do joelho, mas não relata sintomas de instabilidade como falseio.
Esse atleta passou por consulta no departamento médico, e após avaliação do caso, o médico ortopedista solicitou uma ressonância magnética para verificar a presença de lesão de:
Selecione uma alternativa:
a)
Menisco medial.
b)
Menisco lateral.
c)
Ligamento cruzado posterior.
d)
Ligamento cruzado anterior.
e)
Cartilagem hialina.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Menisco Medial
Explicação:
Quando ocorre uma lesão no menisco medial, o exame de palpação indica dor na linha articular medial, com um "vai e volta" de dores e inchaços.
Menisco funciona como um "amortecedor", formado por tecido fibrocartilaginoso, no nosso joelho. Fica localizado exatamente entre o fêmur e a tíbia, sua estrutura "abraça" o ligamento entre os dois ossos para absorver e redistribuir a força de um impacto, evitando que atinja diretamente os ossos e articulações do joelho.
As lesões meniscais podem ser traumáticas, quando ocorre um impacto forte demais para absorção gerando a torção; ou crônicas (degenerativas) ocorrem naturalmente em pacientes mais velhos, sem indício de trauma.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás