Quando a escola é vista como um espaço de confrontação da alienação, a ideia de protagonismo juvenil ganha força e os estudantes passam a ser cada vez mais inseridos em situações de debate de ideias, tomadas de decisões e ações coletivas. Nesse sentido, é importante refletirmos sobre o conceito de alienação, muitas vezes associado à juventude. Sobre esse conceito, assinale a alternativa correta: I – A alienação é a presença de consciência crítica. PORQUE II – A alienação caracteriza-se pela naturalização dos fatos sociais fazendo com que todo conhecimento seja avaliado em termos de verdadeiro ou falso e universal. Selecione uma alternativa: a) A alienação é a presença da consciência crítica. b) A alienação é uma característica exclusiva da juventude. c) A alienação caracteriza-se pela naturalização dos fatos sociais fazendo com que todo conhecimento seja avaliado em termos de verdadeiro ou falso e universal. d) A escola é a única instituição responsável por superar o estado de alienação da juventude. e) Para superarmos a alienação é preciso o desenvolvimento da uma consciência individual.
Respostas
A alternativa C é a que melhor dialoga sobre a alienação em sua síntese.
O conceito de alienação pode ser entendido através das ideias de Karl Marx onde o indivíduo (proletário) que serve de mão de obra para a burguesia, é colocado em um estado de alienação a partir de sua dependência ao trabalho por questões econômicas e sociais.
Deste modo, podemos relacionar esse conceito com a "vendagem" que os indivíduos passam nos diferentes aspectos da sociedade, sendo coagidos a agirem seguindo os ideais de uma outra pessoa cegamente.
Sabendo disso, notamos que as relações de poder ideológico se dão a partir da organização da sociedade onde a minoria, é composta pela burguesia, ou seja, aquela que detém a maior parte do capital, e, a maioria é composta pelo proletariado, parcela da população que busca condições favoráveis de vida através do trabalho assalariado.
Mais sobre este tema:
https://brainly.com.br/tarefa/95113
Resposta:
c)
A alienação caracteriza-se pela naturalização dos fatos sociais fazendo com que todo conhecimento seja avaliado em termos de verdadeiro ou falso e universal.
Explicação: