• Matéria: Filosofia
  • Autor: waterboy489
  • Perguntado 3 anos atrás

Sócrates costumava conversar com todos, fossem velhos ou moços, nobres ou escravos. A partir do pressuposto só sei que nada sei que consiste justamente na sabedoria de reconhecer a própria ignorância, inicia a busca do saber. Os métodos de indagação de Sócrates provocaram os poderosos do seu tempo, em sua segunda etapa a maiêutica percebemos a procura consciente da verdade que está no próprio homem (sua alma). Baseado nestas informações e nos seus conhecimentos em Platão assinale o que for correto.

A) Segundo Sócrates, enquanto ela fazia parto de corpos, ele dava à luz ideias novas.
B) Nas conversas, Sócrates privilegia as questões morais, por isso em muitos diálogos pergunta o que é a coragem, a covardia, a piedade, a amizade e assim por diante.
C) Após destruir o saber meramente opinativo (a dóxa), em diálogo com seu interlocutor, dava início à procura da definição do conceito, de modo que o conhecimento saísse “de dentro” de cada um.
D) Sócrates não está voltado para si mesmo como um pensador alheio ao mundo, e sim na praça pública. Seu conhecimento não deriva de um saber acabado, porque é vivo e em processo de se fazer, tendo por conteúdo a experiência cotidiana. Guia-se pelo princípio de que nada sabe e, dessa perplexidade primeira, inicia a interrogação e o questionamento de tudo que parece óbvio.4​

Respostas

respondido por: DeborahEvilin
2

Resposta:

C)

espero ter ajudado

me seguem

Perguntas similares