• Matéria: História
  • Autor: lalacordeiro92
  • Perguntado 3 anos atrás

Em boa parte do século XVIII, na França, consolidou-se o exemplo mais evidente e governo absoluto. Mas, ao longo daquele século, qualquer bom observador logo notaria no ar intensos sinais de mudanças. Afinal, até mesmo pelas ruas de Paris, capital da França, era possível encontrar ambulantes vendendo panfletos que divulgavam as novas ideias dos filósofos em uma linguagem fácil e acessível. Muitas dessas ideias – não restava dúvida – defendiam, a construção de uma sociedade bem diferente da que vigorava.

VAINFAS, Ronaldo et al. História – O longo século XIX, v.2. São Paulo: Saraiva, 2010.



Entre os séculos XV e XVIII, transformações profundas no horizonte cultural e político da Europa culminariam na queda e no assassinato de reis; na formação de novas correntes filosóficas; na reorientação do pensamento religioso; em conflitos militares importantes e na consolidação das relações de mercado que viabilizariam o surgimento do sistema capitalista.

Considerando intervalo histórico entre o ‘Antigo Regime’ e o movimento das ‘Luzes’, é correto afirmar que

Alternativas:

a)

o conceito de ‘Antigo Regime’ remete às formas absolutistas de governo, centralizadoras de autoridade em torno de reis e imperadores, materializadas, por exemplo, na Inglaterra após a Revolução Inglesa de 1649.
b)

Adam Smith elaborou uma teoria da moderna sociedade capitalista e devotou muito de seu trabalho à defesa do livre mercado como a melhor maneira de produzir a partir do esforço individual, criando as bases da moderna Economia.
c)

em Thomas Hobbes, há um enfoque analítico comum à doutrina iluminista, que pregava o fim do Estado como chave para a superação de disparidades sociais.
d)

a Reforma Protestante, no século XVI, tinha um caráter revolucionário à medida que propunha a importância das obras de piedade como elementos de salvação; tal pressuposto viabilizou a formação de comunidades filantrópicas que antecederam o chamado ‘socialismo utópico’.
e)

a dinâmica política da ‘Revolução Gloriosa’ aprofundou as divisões políticas entre ingleses e escoceses, em uma sangrenta guerra sucessória.

Respostas

respondido por: marianathallyahm
10

Resposta:

C

Explicação:

em Thomas Hobbes, há um enfoque analítico comum à doutrina iluminista, que pregava o fim do Estado como chave para a superação de disparidades sociais.

respondido por: matosadailton
1

Resposta: Correta é a letra B

Explicação: Adam Smith elaborou uma teoria da moderna sociedade capitalista e devotou muito de seu trabalho à defesa do livre mercado como a melhor maneira de produzir a partir do esforço individual, criando as bases da moderna Economia.

Perguntas similares