Texto: Como estudamos até o momento, o corpo dos seres vivos é formado por células. Algumas delas são capazes de se dividir e originar outros tipos de célula. Elas são chamadas células-tronco. Estudos relacionados ao ser humano indicam três tipos de célula-tronco: as embrionárias, as adultas e as induzidas.
As células tronco embrionárias podem dar origem a qualquer tecido do corpo. Elas são extraídas de embriões obtidos em tratamentos de fertilização e que não serão implantados no útero materno. Uma parte da sociedade considera um problema ético trabalhar com essas células, já que sua utilização estaria impedindo a formação de um novo indivíduo. Outra parte da sociedade considera esses embriões inviáveis para a fertilização e que a técnica não estaria impedindo a formação de um novo indivíduo.
As células tronco adultas estão presentes em diferentes órgãos, mas a capacidade de originar tecidos diferentes é limitada. Isso quer dizer que essas células-tronco não são capazes de originar todos os tipos de tecido do corpo. Entre elas estão as células-tronco da medula óssea, um tecido presente no interior dos ossos que é capaz de originar células do sangue, da cartilagem, do próprio tecido ósseo e do tecido adiposo.
Atualmente, diversos estudos são realizados na busca por resolver o problema da capacidade limitada das células-tronco adultas em dar origem a novos tipos celulares. Em alguns desses estudos, células do corpo humano que não são células-tronco induzidas a ter capacidade de originar qualquer tipo de célula do corpo humano. São as chamadas células-tronco induzidas. Devido a capacidade de dar origem a novos tecidos, as células-tronco são utilizadas em terapias para reparar tecidos danificados ou para produzir órgãos como rins, ossos e músculos. Apesar de bons resultados de pesquisas com células-tronco, ainda há muito o que estudar sobre o assunto.
Responda:c) De acordo com o texto, o que os pesquisadores fizeram para resolver o problema da pouca diferenciação das células-tronco adultas?
d) Todas as células do corpo possuem a mesma origem? Explique.
e) Todas as células do nosso corpo são iguais? Explique utilizando exemplos da imagem 1.
2. O físico britânico Stephen Hawking (1942 – 2018) foi um cientista que deu contribuições importantes para a compreensão do Universo. Ainda jovem, descobriu que possuía a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uma doença que afeta neurônios que realizam a comunicação entre os músculos do corpo e o encéfalo. Como resultado, a doença gera perda progressiva da força muscular de todo o corpo, podendo comprometer até a respiração e a fala. Após determinada fase da doença, Stephen não se movimentava e nem falava. Para se comunicar, ele utilizava sua bochecha para mover sensores que selecionam letras ou palavras em uma tela de computador a sua frente. Essas palavras eram emitidas por uma voz de computador. Stephen Hawking escreveu vários livros e realizou palestras ao redor do mundo até o fim de sua vida.
a) Como é o nome da doença que atingiu Stephen Hawking? O que ela causa?
b) O texto cita um tipo de célula. Escreva uma definição sobre ela e a desenhe identificando suas partes.
c) Explique, utilizando seus conhecimentos sobre o sistema nervoso, qual o motivo da perda a fala de Stephen Hawking?
Respostas
Resposta:
Explicação:
c) De acordo com o texto, o que os pesquisadores fizeram para resolver o problema da pouca diferenciação das células-tronco adultas?
Resposta: terapia celular.
d) Todas as células do corpo possuem a mesma origem? Explique.
Não, todas as células do nosso corpo são originárias de uma célula que é a junção do óvulo com o espermatozoide, porém elas não são as mesmas, elas se dividem se multiplicam e morrem, logo não são as mesmas, são cópias.
e) Todas as células do nosso corpo são iguais? Explique utilizando exemplos da imagem 1.
Não, temo inúmeras células no nosso corpo.
Temos as células cerebrais, células sanguíneas, células dos ossos, células musculares e entre outros inúmeros grupos de células.
2. A) Esclerose lateral amiotrófica. Ela causa um distúrbio neurodegenerativo, rigidez e espasmos musculares, causando dificuldade na locomoção, perda de movimentos de deglutição e fala.
2. b) As células-tronco são células muito especiais. Elas surgem no ser humano, ainda na fase embrionária, previamente ao nascimento. Após o nascimento, alguns órgãos ainda mantêm dentro de si uma pequena porção de células-tronco, que são responsáveis pela renovação constante desse órgão específico.
2. c) Porque uma dos sintomas principais é a rigidez muscular, como nossa língua é um musculo, a mesma vai ficando rígida e consequentemente leva a uma fraqueza que dificulta na fala com o passar dos anos.