1) É necessário que a contabilidade garanta a correta evidenciação dos valores patrimoniais das entidades. Para isso a correta avaliação destes ativos é fundamental. Imagine que uma empresa apresenta em seu patrimônio um bem com valor contábil de R$ 120.000,00. Analisando este bem o contador chegou a um valor em uso de R$ 90.000,00. Considerando exclusivamente estas informações, podemos fazer as afirmações a seguir: I – O contador não precisará registrar qualquer ajuste tendo em vista que o valor do bem na contabilidade é maior do que seu valor em uso. II – O contador, pelo fato de o registro contábil estar maior do que o valor em uso do bem, deverá ajustá-lo considerando uma previsão de perda patrimonial. III – O contador poderá ou não fazer ajuste no valor do bem, afinal somente no momento da venda do bem é que se saberá corretamente seu valor em uso. Analisando os itens apresentados, estão corretos: Alternativas: a) I, apenas. b) II, apenas. c) III, apenas. d) I e II, apenas. e) II e III, apenas.
2) O Comitê de Pronunciamentos Contábeis, CPC-01 trata dos procedimentos para o Teste de Impairment. Este teste pode ainda ser denominado como teste de imparidade ou teste de recuperabilidade. Sobre o teste de recuperabilidade, são apresentadas as afirmações a seguir: I – O menor nível de um ativo (ou grupo de ativos) que pode ser identificado é denominado como unidade geradora de caixa. II – O valor estimado dos fluxos futuros de caixa considerado aos valore de hoje é considerado como o valor em uso do ativo. III – O valor contábil líquido representa o custo histórico de registro do ativo antes de considerar a sua depreciação. Analisando os itens apresentados, estão corretos: Alternativas: a) I, apenas. b) II, apenas. c) III, apenas. d) I e II, apenas. e) II e III, apenas.
3) As normas contábeis que visam o aumento da confiabilidade e correção das informações evidenciadas nos demonstrativos financeiros estão em constante modificação. As Normas Brasileiras de Contabilidade – NBC, visam padronizar e normatizar as atividades contábeis no tocante ao registro, controle e evidenciação dos fatos patrimoniais e de resultado por meio das demonstrações financeiras das entidades. Para que as demonstrações evidenciem corretamente o patrimônio das entidades são necessários procedimentos avaliativos. Sobre estes procedimentos contábeis é apresentada a lista a seguir: I – O contador deve fazer testes que visam a redução ao valor recuperável dos ativos. II – Os procedimentos adotados, segundo a legislação societária, atingem a maioria das entidades, inclusive as pequenas e médias empresas – PMEs. III – Os procedimentos contábeis relacionados à avaliação de ativos são aplicáveis a cada dois exercícios sociais. Analisando os itens apresentados, estão corretos: Alternativas: a) I, apenas. b) II, apenas. c) III, apenas. d) I e II, apenas. e) II e III, apenas.
4) O real valor do patrimônio das organizações passa pela checagem do valor de recuperação dos ativos. Segundo o CPC 01 (R1) o teste de recuperabilidade não se aplica sobre alguns elementos patrimoniais. Sobre estas exceções são apresentados os elementos a seguir: I - Veículos e máquinas de grande porte. II - Ativos fiscais diferidos. III – Estoques. Analisando os itens apresentados, estão corretos: Alternativas: a) I, apenas. b) II, apenas. c) III, apenas. d) I e II, apenas. e) II e III, apenas.
5) A empresa Tá Indo Bem S/A está em processo de encerramento de exercício. Atendendo à legislação societária, o contador da empresa está fazendo a conferência dos valores de ativos e passivos no sentido de suas corretas avaliações. Nesse sentido, ao buscar a utilização correta dos critérios de avaliação, o contador Alternativas: a) considerará como critério para a classificação como ativo a capacidade do bem ou direito na geração de benefícios futuros por seu uso ou por sua venda. b) considerará como critério para a classificação como ativo a capacidade do bem ou direito na geração de benefícios futuros, desde que não controlados pela entidade. c) considerará como critério para a classificação como ativo a capacidade do bem ou direito na geração de benefícios futuros desde que possuam ônus no exercício. d) considerará como critério para a classificação como ativo a capacidade do bem ou direito na geração de benefícios futuros desde que vendidos. e) considerará como critério para a classificação como ativo a capacidade do bem ou direito na geração de benefícios futuros dentro do exercício social corrente.
Fale Com A Gente Desenvolvemos Portfolios, Relatório De Estagio, Tcc, Resolução De Atividades, Provas, Desafio Nota Máxima Entre Outros.
(62) 9 9 1 3 3 1 6 2 9
Respostas
Resposta:
1B; 2D; 3D; 4E; 5A
Explicação:
Corrigido pelo AVA
Fale Com A Gente Desenvolvemos Portfolios, Relatório De Estagio, Tcc, Resolução De Atividades, Provas, Desafio Nota Máxima Entre Outros.
(62) 9 9 1 3 3 1 6 2 9
1 - b) II, apenas.
As alternativas I e III encontram-se incorretas, pois todo contador deve registrar todo e qualquer ajuste que ocorrer em relação ao valor de um bem, respeitando sempre os princípios da contabilidade.
2 - d) I e II, apenas.
A alternativa III encontra-se incorreta, pois o valor contábil líquido refere-se ao custo histórico de registro do ativo após as deduções dos valores de depreciação acumulada e de perda por recuperabilidade.
3 - d) I e II, apenas.
A alternativa III encontra-se incorreta, pois de acordo com as Normas de Contabilidade, recomenda-se que a avaliação de ativos ocorra periodicamente ao fim de cada exercício.
4 - e) II e III, apenas.
A alternativa I encontra-se incorreta, pois o teste de recuperabilidade refere-se a um método aplicado nas organizações para analisar a possível redução no valor recuperável dos seus ativos de longa duração, no caso dos veículos e máquinas, que fazem parte do ativo imobilizado, esse teste é aplicado.
5 - a) considerará como critério para a classificação como ativo a capacidade do bem ou direito na geração de benefícios futuros por seu uso ou por sua venda.
Espero ter ajudado!