Durante provas de resistência (i.e. longa duração), que tem este nome porque exige do atleta, corporalmente, uma resposta ao longo tempo. Com características de circuito fechado, ou seja, com a distância a ser percorrida pré-definida, os competidores ajustam constantemente a velocidade com o objetivo de terminar a prova com o menor tempo possível (LIMA - SILVA et al. 2008; CARMO et al., 2012). Esse ajuste de velocidade ao longo da prova pode ser denominado como estratégia de corrida (LIMA-SILVA et al., 2010) e pode ser variada de acordo com o corredor. BARALDI, E. C. C; OLIVEIRA, H. G. Esportes Individuais: Atletismo. Maringá – PR: Unicesumar, 2019. Reimpressão 2020. 208 p. Considerando as principais estratégias observadas durante corridas de média e longa distância, analise as afirmativas. I. Na estratégia constante o corredor mantém (ou altera pouco) a velocidade ao longo da prova. II. Na estratégia negativa ou decrescente o corredor inicia a prova em alta velocidade e diminui ao longo da prova. III. Na estratégia positiva ou crescente o corredor inicia a prova em velocidades baixa e aumenta gradualmente até o final. IV. Nas estratégias variáveis a distribuição da velocidade não segue um padrão bem definido e é alterada ao longo da prova, além disso, as estratégias em U e L são exemplos dessas estratégias. É correto o que se afirma em:
Respostas
Resposta:
todas as alternativas estão correta
Explicação:
para um melhor entendimento veja a pg 55 do livro de atletismo
Resposta:
Sobre as principais estratégias das corridas de média e longa distância, é correto o que se afirma em: ALTERNATIVA 4) Afirmativas I, II e III apenas.
Explicação:
Nos eventos competitivos as estratégias de corrida utilizada são um fator decisivo para o sucesso do atleta, por isso existem diversas estratégias, as quais são classificadas segundo a distribuição da velocidade durante a prova, elas são:
Estratégia constante: o atleta mantém ou altera pouco a velocidade;
Estratégia decrescente: o atleta vai diminuindo a velocidade ao longo da prova;
Estratégia crescente: o atleta aumenta gradualmente a velocidade.
Estratégias variáveis: a distribuição da velocidade não segue um padrão bem definido como, por exemplo, os padrões em U, em J e em J invertido.