Verdadeiro Falso
A analogia é o raciocínio que se desenvolve a partir da relação ou semelhança entre casos únicos. V ( ) F ( )
A indução é o raciocínio que se desenvolve a partir de dados particulares para se chegar a uma conclusão universal. V ( ) F ( )
A dedução é o raciocínio que se desenvolve a partir de premissas genéricas para se chegar a uma conclusão particular. V ( ) F ( )
Na indução, a conclusão exprime a informação igual a contida na premissa.
V ( ) F ( )
Respostas
Resposta:
1-A analogia é o raciocínio que se desenvolve a partir da semelhança entre casos particulares. Através dele não se chega a uma conclusão geral, mas só a outra proposição particular. Além disso, assemelha-se à indução, mas considera somente um caso particular como ponto de partida.
(Verdadeiro)
2-De forma concisa, podemos dizer que o raciocínio indutivo tem base particular nessas premissas, que são direcionadas para a conclusão de um resultado de maneira universal. Isso quer dizer que a conclusão é maior que as premissas, pois os fatos podem ser explicados a partir de observações simples.
(verdadeiro)
3-O raciocínio dedutivo faz do conhecimento geral um conhecimento específico, já que ele permite que se aprofunde nos argumentos. Faz uso das regras da lógica para chegar a uma conclusão. Se as premissas são verdadeiras e as leis aplicadas estiverem corretas, quer dizer, necessariamente, que a conclusão é verdadeira.
(verdadeiro)
4-(F)