• Matéria: Filosofia
  • Autor: carolmarques20143
  • Perguntado 4 anos atrás

2. De acordo com Kant, para agir racionalmente o ser humano precisa de princípios, que são dados por nossa
A) Fé. B) Consciência moral. C) Subjetividade. D) Razão subjetiva. E) Lei divina

Respostas

respondido por: nannyfernandes250
1

OK VAMOS NESSA,

Resposta:

CONSCIÊNCIA MORAL

Explicação:

O comando moral que faz com que nossas ações sejam moralmente boas, se expressa no imperativo categórico: “age só segundo máxima tal que possas ao mesmo tempo querer que ela se torne lei universal” (FMC, 2004, p.51). Essa lei está atada à razão pura prática. Todo sujeito é racional (tem raciocínio lógico), por isso tem condição de sujeito moral, dotado de normas. Exercer uma ação contrária levaria ao absurdo.

O imperativo categórico em Kant é uma forma a priori, pura, independente do útil ou prejudicial. É uma escolha voluntária racional, por finalidade e não causalidade. Superam-se os interesses e impõe-se o ser moral, o dever. O dever é o princípio supremo de toda a moralidade (moral deontológica). Dessa forma uma ação é certa quando realizada por um sentimento de dever. A razão é a condição a priori da vontade, por isso independe da experiência.

Desse modo, cada sujeito, tem um alarme acionado na sua consciência moral (com a razão pura prática funcionando), que evidencia essa contradição, alertando que essa ação deve ser refutada, visto que essa ação não pode servir para todos. Assim, consultando a razão pura prática (como deveria alguém agir na minha situação?), constataremos que se todos se utilizassem dessa ação, o mundo seria um verdadeiro caos.


nannyfernandes250: ESPERO TER AJUDADO
nannyfernandes250: POR FAVOR COLOQUE COMO MELHOR RESPOSTA
Perguntas similares