1. Explique o significado dos seguintes termos: Diversidade: Hereditariedade: Genética: Evolução:
Neodarwinismo: Biotecnologia: Heterozigose: Lócus gênico: Fluxo gênico
Respostas
Olá! Vamos estudar!
1.
Diversidade: O conceito de diversidade é definido como “um substantivo feminino que caracteriza tudo aquilo que é diverso, que tem multiplicidade”, ou seja, é tudo aquilo que apresenta pluralidade e que não é homogêneo.
Hereditariedade: Em genética, hereditariedade é o conjunto de processos biológicos que asseguram que cada ser vivo receba e transmita informações genéticas através da reprodução.
Genética: A genética é a parte da ciência que estuda a hereditariedade, a estrutura e função dos genes e a variação dos seres vivos. É através da genética que buscamos compreender os mecanismos e leis de transmissão das características através das gerações. ... A genética é também base para a nossa compreensão da evolução.
Evolução: Evolução é o processo de mudança e adaptação dos seres vivos às modificações ocorridas no meio ambiente com passar do tempo.
Teoria da evolução - Neodarwinismo: Esta Teoria da Evolução foi desenvolvida com o objetivo de preencher estas e outras lacunas deixadas pelo Darwinismo, sendo estes questionamentos respondidos após os estudos dos mecanismos genéticos da hereditariedade, das recombinações e mutações gênicas.
Biotecnologia: Segundo a ONU, “biotecnologia significa qualquer aplicação tecnológica que utilize sistemas biológicos, organismos vivos, ou seus derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização específica.
Homozigoto e Heterozigoto: Na genética, são indivíduos que apresentam pares de genes alelos idênticos ou distintos. Isso quer dizer que enquanto o homozigoto possui dois genes alelos idênticos, com os seres heterozigotos acontece o oposto, uma vez que eles possuem dois genes alelos diferentes.
Lócus gênico: Em genética, lócus é uma posição fixa e específica em um cromossomo, onde está localizado determinado gene ou marcador genético. Cada cromossomo carrega muitos genes, com cada gene ocupando uma posição ou locus diferente.
Fluxo gênico: Fluxo gênico – também chamado de migração – é qualquer movimento de genes de uma população para a outra. Fluxo gênico inclui vários tipos de eventos diferentes, como o pólen sendo soprado a um novo destino ou pessoas se mudando para outras cidades ou países.
Espero ter te ajudado!