Respostas
Resposta:
Esquistossomose, giardíase, amebíase, leptospirose, dentre outras.
(Se houver a necessidade de explicação, dê um feedback)
A maioria das doenças transmitidas pela água são causadas por micro-organismos presentes em reservatórios de água doce, habitualmente após contaminação dos mesmos por fezes humanas ou de animais.
A transmissão do agente infeccioso através da água pode ocorrer pelo contato com a pele durante o banho, pela ingestão ou pela aspiração de germes presentes na água.
A forma mais comum de contaminação é através da ingestão, seja diretamente bebendo água contaminada ou pelo consumo de alimentos lavados com água infectada.
- Hepatite A - A hepatite A é uma infecção viral transmitida pela via fecal-oral, ou seja, a pessoa precisa ter contato com fezes humanas contaminadas para se contaminar
- Cólera - A cólera é uma infecção causada pela bactéria Vibrio cholerae e se caracteriza por um severo quadro de diarreia aquosa, que pode levar rapidamente à grave desidratação.
- Diarreia infecciosa - Além da cólera e da hepatite A, vários outros germes, incluindo bactérias, vírus e parasitas, podem contaminar águas e os seres humanos que entram em contato com as mesmas. Só para citar alguns:
- A) Bactérias:
Escherichia coli.
Salmonella.
Shigella.
Campylobacter pylori.
Chlamydia trachomatis.
Yersinia enterocolítica.
Vibrio vulnificus.
- B) Vírus:
Rotavírus.
Norovírus (chamado antigamente de vírus Norwalk).
Adenovírus.
Sapovírus.
Astrovírus.
Adenovírus entérico.
Pólio.
Hepatitis E.
- C) Parasitas:
Giardia lamblia.
Entameba histolytica.
Trichuris trichiura.
Isospora belli.
Cryptosporidium parvum.
Cyclospora cayetanensis.
- Leptospirose - A principal fonte de transmissão da leptospirose são os ratos de esgoto. A infecção pode ocorrer após o consumo de líquidos e alimentos, mas a via principal é pelo contato direto da pele com água contaminados pela urina destes roedores. O risco de transmissão é grande durante as enchentes, quando as águas contaminadas dos esgotos se misturam com o excesso de água das chuvas. Quanto mais prolongado for o contato da pele com a água contaminada pela urina de rato, maior é o risco de contágio.
- Esquistossomose - A esquistossomose, também conhecida por barriga d’água ou doença do caramujo, é uma infecção causada pelo parasita Schistosoma, que vive em águas contaminadas por fezes e povoadas pelo caramujo.
- Otite externa - Exposição do ouvido à água é um fator de risco bem conhecido para otite externa (inflamação da região mais externa do ouvido). A otite externa é também conhecida como “otite do nadador”.
- Legionelose (doença dos legionários) - A legionelose, também conhecida como doença dos legionários, é uma infecção provocada por uma bactéria chamada Legionella pneumophila. A legionelose é uma infecção pulmonar que costuma ser adquirida através da inalação de partículas água contaminadas com a bactéria Legionella.