Car@ alun@,
A lógica tem suas raízes ligadas à Filosofia e pode ser considerada como uma forma de pensar de modo organizado, ou ainda como um ramo da Filosofia que cuida das regras do pensamento racional. Em nossas aulas estudamos a lógica proposicional (também conhecida como lógica formal), que se baseia em três princípios, a saber: princípio da identidade, princípio da não contradição e princípio do terceiro excluído. Nesse tipo de lógica uma ideia ou é verdadeira ou é falsa, não existindo uma terceira possibilidade. Tal fato acontece em nosso dia a dia? Por exemplo, quando falamos em estar com fome podemos fazer as seguintes afirmações: podemos estar com fome, não estarmos com fome, pouca fome, muita fome. Tal pensamento é algo inerente ao ser humano e que computadores, por exemplo, não são possíveis de processar, visto que utilizam uma lógica em que são aceito apenas dois valores, sim ou não. Diante da inviabilidade de ser apenas respostas verdadeiras ou falsas em nosso dia a dia, surgiram outros tipos de lógica que consideram outros valores lógicos. Por exemplo, há um tipo de lógica que mesmo conhecendo as informações necessárias sobre a situação, dizer algo entre "sim" e "não" não basta, sendo mais apropriado respostas como "talvez", "quase". Nesse sentido existem tipos de lógica em que apenas os princípios da lógica proposicional não são suficientes, sendo necessário uma complementação ou ainda lógicas que rompem com os paradigmas da lógica proposicional. A proposta é que você faça uma discussão sobre os tipos de lógica que diferem da proposicional, isto é, lógicas que são regidas por outros princípios . Nessa discussão você deve:
a) Caracterizar um tipo de lógica, que não seja a lógica proposicional ( a lógica que estudamos em nossas aulas). Quando possível exemplifique em que áreas pode ser utilizada.
OBS.: Nesse item, não cabe a “lógica informal”, ou a lógica que utilizamos no nosso dia a dia. É necessário que você exemplifique com um tipo de lógica que siga determinados princípios.
b) Mostrar em que aspectos o tipo de lógica explicado no item a se diferencia da lógica proposicional.
Lembre-se que o objetivo do fórum é realizar uma discussão e reflexão, assim escreva com suas próprias palavras sobre o tema proposto.
Participe e acompanhe o fórum. Desejo um bom trabalho
Respostas
Também conhecida como lógica tradicional ou lógica filosófica, é o estudo de inferências com conteúdo puramente formal e explícito . A idéia é analisar as declarações formais (lógicas ou matemáticas), cujo significado não é intrínseco, mas seus símbolos fazem sentido devido à aplicação útil que lhes é dada. A tradição filosófica da qual deriva é precisamente chamada de “formalismo”.
Por sua vez, um sistema formal é aquele usado para tirar uma conclusão de uma ou mais premissas. Estes últimos podem ser axiomas (proposições auto-evidentes) ou teoremas (conclusões de um conjunto fixo de inferências e regras de axioma).
Lógica é o estudo do raciocínio e das inferências. Trata-se de um conjunto de perguntas e análises que nos permitem entender como os argumentos válidos diferem das falácias e como chegamos a eles.
Tradicionalmente, quatro tipos principais de lógica são identificados, cada um com alguns subtipos e detalhes. A seguir, as diferenças e conceitos entre estes tipos, para te ajudar a pensar nos exemplos que vai criar.
Características de diferenças dos tipos de lógica
- Lógica formal: Também conhecida como lógica tradicional ou lógica filosófica, é o estudo de inferências com forma pura e conteúdo definido;
- Lógica informal: é uma disciplina relativamente nova que estuda, avalia e analisa argumentos usados em linguagem natural ou cotidiana;
- Lógica Simbólica: Analise as relações entre os símbolos. É responsável por estudar problemas que a lógica formal tradicional considera complexos ou difíceis de resolver;
- Lógica matemática: Inclui tanto a aplicação da lógica formal na matemática quanto a aplicação da linguagem matemática na construção de sistemas lógicos.
Aprenda mais sobre lógica, aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/31269267