1. A ordem mundial atual pode ser destacada pela consolidação dos Estados Unidos como a grande potência militar e a presença desse país ao lado de outras lideranças (UE e China) que se apresentam como grandes potências econômicas. Se seguirmos essa linha de raciocínio, podemos dizer que vivemos em um mundo:
a) unipolar b) unimultipolar c) pluropolar d) multipolar
2.
“Alguma coisa
Está fora da ordem
Fora da nova ordem mundial”
(Caetano Veloso – Fora de Ordem)
Em termos gerais, uma ordem geopolítica mundial representa:
a) o contexto bélico do mundo. b) a relação da diplomacia internacional.
c) a disposição de equilíbrio de forças entre países.
d) um conceito teórico sobre as soberanias ditatoriais.
e) a divisão do mundo entre desenvolvidos e subdesenvolvidos.
3. A Guerra Fria foi um período de tensão vivenciado pelo mundo em parte do século XX, em razão da disputa política, econômica e ideológica entre as duas grandes potências mundiais da época. Quais eram os dois países diretamente envolvidos na Guerra Fria?
A) Israel e Emirados Árabes Unidos B) Turquia e Grécia
C) Estados Unidos e União Soviética D) Reino Unido e França
E) China e Japão
5. Com o término da Segunda Guerra Mundial, constituiu-se um regime geopolítico internacional, no qual dois grandes blocos de países se enfrentavam. Um, capitaneado pela antiga União Soviética, e outro, pelos Estados Unidos. Esse regime, conhecido como Guerra Fria, entra em crise no final da década de 1980. Em 1991, ano de dissolução da antiga União Soviética, chega definitivamente ao seu fim. Um novo sistema geopolítico se estabelece. Assinale a alternativa que corretamente designa esse novo período.
A) Nova ordem mundial ou globalização B) Globalização ou capitalismo
C) Nova ordem mundial ou socialismo
D) Economia de mercado ou economia planificada
E) Globalização ou velha ordem mundial
6. A Perestroika e a Glasnot foram propostas de reforma que levaram a União Soviética a sua dissolução. Quem foi o presidente responsável por essas reformas:
a) Boris Ieltsin b) Leonid Brejnev d) Nikita Kruschev e) Mikhail Gorbachev
7. “Um dos objetivos primários da política exterior dos Estados Unidos é a criação de condições nas quais nós e outras nações possamos ser capazes de trabalhar por um sistema de vida livre de coerção. Esse foi um aspecto fundamental da guerra contra a Alemanha e o Japão. Nossa vitória foi obtida sobre países que queriam impor a sua vontade e seu modo de vida sobre outras nações. (...) Não poderemos alcançar, no entanto, nossos objetivos, a menos que sejamos capazes de auxiliar um povo livre a manter suas instituições livres e sua integridade nacional contra movimentos agressivos que buscam impor-lhes regimes totalitários impostos a povos livres, por agressão direta ou indireta, minam as fundações da paz internacional e assim a segurança dos Estados Unidos.”
O trecho acima corresponde à Doutrina Truman, exposta ao Congresso norte-americano pelo Presidente em 12 de março de 1947.
Sobre a Doutrina Truman, assinale V(verdadeiro) ou F (falso):
I. Legitimava a intervenção norte-americana em países onde a “liberdade e a democracia” estivessem ameaçadas pelo “totalitarismo soviético”. ( )
II. Justificou a ajuda militar e econômica norte-americana para a Grécia e a Turquia.( )
III. Foi criada a fim de conseguir apoio da opinião pública norte-americana para efetivar mudanças na Constituição que legitimassem a Guerra Fria.( )
IV. Garantia aos Estados Unidos o retorno a uma política isolacionista, que permitisse o país se reerguer economicamente após a Segunda Guerra Mundial.
( )
Respostas
1. Letra
2. Letra
3. Letra
4. Letra
5. Letra
6. Letra
7. I. II. III. IV.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
c,d,e,e,a
Explicação:
Kailannysantana:
explica n entendi
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás