Respostas
Resposta:
Funcionando como um mercado único constituído por 27 países, a UE é uma grande potência comercial a nível mundial.
A política económica da UE está concentrada na criação de emprego e na promoção do crescimento, o que passa por utilizar de forma mais eficaz os recursos financeiros, suprimir os obstáculos ao investimento e dar visibilidade e assistência técnica aos projetos de investimento.
Qual a dimensão da economia da UE?
Em termos do valor total de todos os bens e serviços produzidos, o produto interno bruto (PIB) da UE em 2019, quando o Reino Unido ainda integrava a UE, foi de 16,4 biliões de EUR.
Comércio
Mais de 64% das trocas comerciais dos países da UE realizam-se com outros países da UE.
Embora a UE represente apenas 6,9% da população mundial, as suas trocas comerciais com o resto do mundo correspondem, aproximadamente, a 15,6% das exportações e importações mundiais.
Juntamente com os Estados Unidos e a China, a UE é um dos três maiores parceiros do comércio internacional.
Em 2016, a quota-parte tanto das importações como das exportações do conjunto dos países da UE foi a segunda maior do mundo.
As suas exportações representaram 15,6% do total mundial, embora, em 2014, pela primeira vez na história da UE, tivessem sido ultrapassadas pelas da China (16,1% em 2014 e 17,0% em 2016), mantendo-se, contudo, à frente das dos EUA (11,8%).
No que se refere às importações, a maior quota foi a dos EUA (17,6%), seguida pela da UE (14,8%) e da China (12,4%).
Emprego
A taxa de emprego, isto é, a proporção da população em idade ativa empregada, é um indicador social fundamental para analisar as tendências do mercado de trabalho.
O impacto da crise económica mundial e da turbulência da zona euro em 2008 foi seguido de um aumento constante da taxa de emprego nos anos seguintes.
Q