É indiscutível a importância do exercício da epistemologia de uma prática reflexiva na formação inicial para o desenvolvimento da autonomia docente. De acordo com Schön (1997) as reflexões sobre a prática podem e devem acontecer em três momentos distintos, os quais são chamados de: reflexão na ação, reflexão sobre a ação e a reflexão sobre a reflexão na ação. Avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas. I. A reflexão na ação, é concebido pela reflexão do professor no momento de sua própria ação pedagógica. II. A reflexão na ação, é concebido pela reflexão do professor realiza sobre a ação pedagógica anterior. III. A reflexão sobre a ação, é concebido pela retrospectiva que o professor realiza sobre a ação pedagógica anterior. IV. A reflexão sobre a reflexão na ação, é concebido pela reflexão do professor no momento de sua própria ação pedagógica. V. A reflexão sobre a reflexão na ação, é entendido como a retrospectiva que o professor realiza acerca da ação pedagógica anterior. Alternativas Alternativa 1: F, V, F, V, V. Alternativa 2: V, F, F, V, V. Alternativa 3: F, V, V, F, F. Alternativa 4: V, F, V, V, F. Alternativa 5: V, F, V, F, V.
Respostas
Resposta:
VFVFV
Explicação:
A reflexão-na-ação traz consigo um saber que está presente nas ações
profissionais, podendo ser compreendido também como conhecimento técnico ou solução de problemas, ou seja, como analisa Pérez Gómez (1992) é o componente inteligente que orienta toda a atividade humana e manifesta-se no saber-fazer.
A reflexão-sobre-a-ação, para Schön, está em relação direta com a ação
presente, ou seja, com a reflexão-na-ação, e consiste numa reconstrução mental retrospectiva da ação para tentar analisá-la, constituindo um ato natural com uma nova percepção da ação. Esse distanciamento da ação presente, para refletirmos, é um movimento que pode ser desencadeado sem gerar, necessariamente, uma explicação verbal, uma sistematização teórica. Todavia, ao produzirmos uma descrição verbal, isto é, uma reflexão sobre nossa reflexão da ação passada, podemos influir diretamente em ações futuras, colocando em prova uma nova compreensão do problema. Esse momento é designado por Schön (1992) como o da reflexão-sobre-a-reflexão-na ação, que é caracterizado pela intenção de se produzir uma descrição verbal da reflexão-na-ação, e pode ser considerada como a análise que o indivíduo realiza a posteriori sobre as características e processos da sua própria ação.
Resposta:
Alternativa 5
Explicação:
VFVFV