QUESTÃO 10 Controlar a intensidade do exercício físico é muito importante para que os objetivos almejados sejam alcançados. Mas, a mesma deve respeitar a individualidade de cada sujeito, seu nível de aptidão física, idade, sexo, entre outros fatores. MATSUO, Adriano Ruy ; IBA, Fábio Luiz. Atividades de Academia. Maringá- PR: Unicesumar, 2020 (adaptado). Relacionado a intensidade do exercício físico e suas características, avalie as afirmações a seguir I. O consumo máximo de oxigênio (VO2máx) é identificado quando não é mais possível produzir ATP pelo sistema aeróbico. II. O componente lento do EPOC consiste na quantidade de oxigênio necessária para a ressíntese do ATP e na fosfocreatina utilizados no início do exercício. III. É importante que as aulas de ginástica nas academias proporcionem intensidades que variam de 40% a 70% da FC máx. Para gerar maiores benefícios na aptidão cardiorrespiratória. IV Para que um exercício seja classificado com uma intensidade vigorosa, durante sua realização, ele deve provocar um consumo de oxigênio de 64 a 90 % do consumo máximo de oxigênio (VO2máx). É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I e IV, apenas. Alternativa 2: II e III, apenas. Alternativa 3: III e IV, apenas. Alternativa 4: I, II e IV, apenas. Alternativa 5: II, III e IV, apenas QUESTÃO 10 Controlar a intensidade do exercício físico é muito importante para que os objetivos almejados sejam alcançados. Mas, a mesma deve respeitar a individualidade de cada sujeito, seu nível de aptidão física, idade, sexo, entre outros fatores. MATSUO, Adriano Ruy ; IBA, Fábio Luiz. Atividades de Academia. Maringá- PR: Unicesumar, 2020 (adaptado). Relacionado a intensidade do exercício físico e suas características, avalie as afirmações a seguir I. O consumo máximo de oxigênio (VO2máx) é identificado quando não é mais possível produzir ATP pelo sistema aeróbico. II. O componente lento do EPOC consiste na quantidade de oxigênio necessária para a ressíntese do ATP e na fosfocreatina utilizados no início do exercício. III. É importante que as aulas de ginástica nas academias proporcionem intensidades que variam de 40% a 70% da FC máx. Para gerar maiores benefícios na aptidão cardiorrespiratória. IV Para que um exercício seja classificado com uma intensidade vigorosa, durante sua realização, ele deve provocar um consumo de oxigênio de 64 a 90 % do consumo máximo de oxigênio (VO2máx). É correto o que se afirma em: Alternativas
Alternativa 1: I e IV, apenas.
Alternativa 2: II e III, apenas.
Alternativa 3: III e IV, apenas.
Alternativa 4: I, II e IV, apenas.
Alternativa 5: II, III e IV, apenas
Respostas
Resposta:
Alternativa 4:
I, II e IV, apenas.
Explicação:
Errado
III) É importante que as aulas de ginástica nas academias proporcionem intensidades que variam de 40% a 70% da FC máx. Para gerar maiores benefícios na aptidão cardiorrespiratória.
( não necessariamente, uma caminhada leve faz a aptidão cardiorrespiratória trabalha bem melhor q uma corrida intensa, para uma pessoa com esse tipo de problema mais indicado e atividades leves mais com estímulos maior para controle de respiração)
Resposta:
Alternativa 1 - l e lV, apenas
Explicação:
l - (V)
ll - (F) Pag. 81
O componente rápido representa o oxigênio , necessário para a ressíntese do ATP e da fosfocreatina utilizados no início do exercício. Já o componente lento é o resultado da remoção do lactato acumulado dos tecidos tanto pela sua conversão em glicogênio como pela oxidação para gás carbônico e água. Assim, fornece a energia necessária para restaurar as reservas de glicogênio
lll - (F) Pag. 80
Benefícios na composição corporal e na aptidão cardiorrespiratória são observados em exercícios com intensidade entre 60% e 90% da frequência cardíaca máxima, ou seja, com uma intensidade variando entre moderada e vigorosa.
lV - (V) Pag. 76 (Esta localizada no gráfico)
Vigorosa 64 a 90