• Matéria: História
  • Autor: araujoeliana
  • Perguntado 9 anos atrás

realize um texto explicando o que foi o renascimento e a reforma protestante.

Respostas

respondido por: pnegativo0
4
Renascimento:

O Renascentismo, também conhecido como Renascimento ou Renascença, é o período de transição entre a Idade Média e a Idade Moderna, que ocorreu principalmente na Itália, e se alastrou por toda a Europa. Importantes acontecimentos artísticos e culturais marcaram esse momento, e invadiram o ocidente do século XV.

Reforma protestante:

A Reforma protestante foi um movimento reformista cristão culminado no início do século XVI por Martinho Lutero, quando através da publicação de suas 95 teses, em 31 de outubro de 1517 na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, protestou contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica Romana, propondo uma reforma no catolicismo romano. Os princípios fundamentais da Reforma Protestante são conhecidos como os Cinco Solas.
respondido por: SofiaNoronha813
2
O Renascimento foi o período de transição entre a Idade Média e a Idade Moderna. Foi inspirado nos antigos valores greco-romanos, retomado pelos artistas. Este movimento representou uma grande ruptura com o pensamento fanático religioso que predominava na Europa até aquele momento. Nasceram com ele, o antropocentrismo (o homem no centro de tudo), o que não ocorria na Idade Média, período no qual Deus estava no centro de tudo. Além do antropocentrismo, o Renascimento também introduz princípios como o individualismo e o uso da razão. 
Foi nessa época também que surgiu uma famosa classe social: a burguesia. Com o aparecimento dessa classe social as cidades começaram a surgir e muitos homens que moravam no campo começaram a morar nestas cidades. 

A Reforma Protestante foi um movimento politico, social e econômico de rompimento com a igreja católica. Ela, dentre outros fatores, é um resultado do Renascimento. A população começou a olhar os fatos de forma mais critica, a se aproximar dos livros e por consequência, do conhecimento e da razão. Os fiéis estavam insatisfeitos com o comportamento do clero, mas também integrantes da própria igreja. Martinho Lutero, o principal nome desta reforma, era um monge. O mesmo, insatisfeito com alguns pontos dentro do catolicismo como a adoração a imagens, o celibato, a salvação "comprada" etc. rompeu com a igreja católica e defendeu sua tese de que a salvação era conseguida através da fé.
Esta reforma deu origem as religiões evangélicas, tão conhecidas em nosso país atualmente. 

Perguntas similares