Copiei as perguntas em seu caderno e responda: 1) Em qual modalidade olímpica, o Brasil conquistou a primeira medalha em Tóquio? 2) Em qual prova da Ginástica Artística, o Brasil conseguiu a medalha de prata no individual feminino geral, com a atleta Rebeca Andrade? 3) Qual é o esporte que deu ao Brasil, a medalha de prata com uma atleta de 13 anos? 4) Qual foi a causa que levou a atleta americana, Simone Biles, a desistir de disputar as provas da Olimpíada? 5) Qual é o país que tem predominância de vencer a prova de 3.000 metros com obstáculos, do Atletismo? 6) Quantos metros possui uma volta inteira na pista oficial de Atletismo? 7) Quais são os cinco esportes que tiveram sua estreia nas Olimpíadas de Tóquio? 8) Qual a prova do Atletismo que foi incluída nestes Jogos Olímpicos? 9) Qual a modalidade esportiva que estava fora das Olimpíadas desde 2008 e este ano foram incluídas em Tóquio? 10) Em que país serão disputadas as Olímpiadas de 2024? 11) Quais são as três provas da natação que foi incluídas nest
Respostas
Resposta:
1)=Em 2001, Daniele Hypolito deu ao Brasil a primeira medalha em um mundial de ginástica artística, com a prata no solo.
2)=Ela venceu a disputa do salto das Olimpíadas 2020, com média de 15.083 em suas duas tentativas. Medalha de prata na última quinta-feira (29) na prova do individual geral, Rebeca chegou à final do salto como uma das favoritas ao ouro após a desistência de Simone Biles, campeã no Rio.
3)=Rayssa Leal, 13, chegou a Tóquio como a brasileira mais jovem da história das Olimpíadas 2020. Era pouco. A maranhense conquistou a medalha de prata no skate street na madrugada desta segunda-feira (26), entrando para a história como a atleta mais nova a subir num pódio defendendo o Brasil.
4)=A desorientação relatada por Biles é causada por problemas de saúde mental, intensificados em momentos de pressão, como a disputa dos Jogos Olímpicos. A decisão de não participar das disputas foi tomada em conjunto com a equipe médica da ginástica americana, visando evitar qualquer tipo de lesão grave.
5)=O recorde mundial masculino dos 3 000 m com obstáculos é do qatari - nascido no Quênia com o nome de Stephen Cherono - Saif Saaeed Shaheen, 7:53.63, em Bruxelas, 2004; o recorde olímpico é do queniano Conseslus Kipruto, 8:03.28, conquistado na Rio 2016.
6)=O campo é gramado, medindo 100 metros de comprimento e 65 metros de largura. A pista circunda o campo, tendo a dimensão de 400 metros e 7 metros de largura.
7)=Skate, surfe, karatê, escalada esportiva e beisebol/softbol fazem sua estreia nas Olimpíadas de Tóquio (Ilustração: Bernardo França)
Agora as Olimpíadas contam, no total, com 46 modalidades esportivas (Ilustração: Bernardo França)
8)=Para o ser humano, aprender a caminhar e, posteriormente, a correr e a saltar são manifestações tão naturais quanto aprender a falar, a gesticular ou a manifestar sentimentos. Nesse sentido, é natural que o atletismo, com suas provas de corrida, saltos e arremessos, seja a manifestação esportiva mais antiga do mundo.
Embora os primeiros registros de competições organizadas datem de 776 a.C., quando os gregos passaram a se reunir para disputar os Jogos Olímpicos, há indícios de que provas de atletismo já eram realizadas entre os egípcios e outras civilizações da Ásia antes das Olimpíadas gregas.
Nos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga, o “stadium” se converteu na primeira disputa oficial. A prova consistia em uma corrida de aproximadamente 192 metros. Em 776 a.C., foi vencida por Coroebus, que, assim, imortalizou seu nome como o primeiro campeão olímpico da história.
Com a invasão dos romanos à Grécia, em 456 a.C., a disputa dos Jogos Olímpicos perdeu força gradualmente até chegar a um ponto em que a competição era vista como meras disputas de combates. Assim, em 393 a.C., ocorreu a última edição das Olimpíadas da antiguidade, após 293 edições.
O moderno formato do atletismo, com provas que englobavam uma variedade de provas de corrida, saltos, arremessos e eventos combinados, voltou a ganhar força no fim do século 19, quando escolas e academias militares passaram a incorporar esportes e exercícios como parte dos programas educacionais. Essa prática levou à organização de competições, que remontam a 1840, em Shropshire, na Inglaterra, a primeira de que se tem notícia no século 19. Na década de 1880, competições passaram a ser disputadas nos Estados Unidos, na Inglaterra e nos demais países da Europa, bem como em várias outras nações desenvolvidas.
9)=Em Tóquio-1968, o vôlei entrou no programa olímpico simultaneamente no masculino e no feminino. Desde a estreia, quando a União Soviética, entre os homens, e o Japão, entre as mulheres, conquistaram as primeiras medalhas de ouro, a modalidade não deixou de ser olímpica
10)=O Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou nesta quarta-feira (13), durante sessão em Lima, no Peru, que Paris e Los Angeles serão as sedes dos Jogos Olímpicos de 2024 e 2028, respectivamente
11)=Todo mundo gosta de natação, fala a verdade! Não importa o estilo de nado, as competições são realmente impressionantes e os atletas se superam a cada dia. Desde que o esporte foi oficializado, o tipo de porte e treino dos competidores mudou significativamente.
No Brasil temos vários nomes que representam muito bem a modalidade: sempre tem um nadador brasileiro em pódios pelo mundo, já reparou? Gustavo Borges, Cesar Cielo e Fernando Scherer, por exemplo, já estiveram entre os medalhistas em competições de nível mundial.
E como a gente sabe que por conta do Covid-19, a Olimpíada de Tokyo 2020 foi adiada para o ano que vem. Então, já que teremos mais esse tempinho até os jogos, por que não aproveitamos para conhecer um pouco mais dos, nossos principais atletas e também os nomes mais promissores do esporte até a próxima data do evento? Acompanhe e boa leitura!