pesquise converse com os colegas e escreva as características dos personagens da turma da Mônica que aparecem na história
Respostas
Resposta:
Mônica (3 de março de 1963)[3] — Mônica é a personagem mais conhecida de Mauricio de Sousa. É uma menina brava, decidida, que não leva desaforo para casa, ao mesmo tempo, que apresenta feminilidade e leveza. Mora com os pais, tem um cãozinho chamado Monicão e vive agarrada a um coelho de pelúcia, apelidado de Sansão. E este coelho, que ela trata com todo o carinho, também serve de "arma" contra os meninos. Principalmente o Cebolinha, o Cascão e o Xaveco, que não param de "aprontar" com ela, chamando-a de gorducha, dentuça ou baixinha. Foi criada em 1963, baseada na filha do Mauricio, Mônica Sousa. No início, era uma personagem secundária, nas tiras do Cebolinha, nos jornais. Depois, começou a "roubar a cena" e acabou ganhando sua revista própria em 1970. Desde essa época, é uma das revistas que mais se vendem no país. Hoje, além dos quadrinhos - onde aparece na história como líder imbatível e dona absoluta da rua - Mônica é estrela de cinema, teatro, é garota propaganda de diversos produtos e que também levam seu nome. Mônica também protagoniza campanhas educativas e comerciais de TV. Devido a sua popularidade e a sua notoriedade, ela se tornou embaixadora do UNICEF.
Cebolinha (24 de outubro de 1960) — Personagem criado em 1960, por Maurício de Sousa, é um garoto de cabelos espetados que, quando fala, troca o "R" pelo "L", mas na realidade, ele existe mesmo. Faz parte de uma turma de garotos de Mogi das Cruzes, e acabou emprestando suas características para o próprio personagem. Ele já foi mais alto, baixo e até mais cabeludo, mas sempre com o mesmo jeito "engraçado" de falar. Parceiro de aventuras da Mônica, a quem vive tentando derrotar com seus "planos infalíveis", podendo diversas vezes ser considerado um vilão na série. Cebolinha teve a sua revista lançada em 1973, tal como Mônica, mas nas horas vagas, também é astro de tevê, cinema e teatro. Cebolinha é um dos únicos personagens clássicos da Turma da Mônica que usa sapatos. Isto porque ele foi criado em uma época em que todos os personagens usavam sapatos e, como a quantidade de personagens foi aumentando ao longo dos anos, Mauricio de Sousa foi obrigado a desenhar os novos personagens sem sapatos com o fim de conseguir desenhá-los mais rapidamente. Na edição 48 da Turma da Mônica Jovem, é dito na página 39 que seu nome completo é Cebolácio Júnior Menezes da Silva. Na revista da turma jovem, ele e Mônica iniciam um relacionamento. Nos primeiros tempos, quando o personagem falava alguma palavra "elada", eram colocadas aspas (ex: "polque" eu falo "elado"?). Com o tempo, estas aspas foram trocadas pelo negrito itálico. O bordão do Cebolinha era DIACHO!; hoje, o mais falado é o PINDALOLAS! (Pindarolas).
Cascão (1961) — Nasceu em 1961, baseado nas recordações de infância do próprio Mauricio. Ele conta que, no início, teve receio da reação do público para com este personagem com uma certa "mania de sujeira". A aceitação, entretanto, foi imediata e a popularidade cresceu tanto que, desde agosto de 1982, Cascão ganha sua própria revista e torna-se o melhor amigo e comparsa de Cebolinha, ajudando-o em aventuras e também na execução dos Planos "Infalíveis" dele (que sempre falham). Mora com seus pais em sua casa e com seu porco de estimação, Chovinista, que é bem esperto e limpo, ao contrário do dono. Também é namorado da Cascuda, uma menina que, antes, era sujinha como ele, mas que passou a ser limpa e organizada. Também é revelado que Cascão é sobrinho do Capitão Feio e seu segundo melhor amigo é o Nimbus. Detesta água e banhos e é capaz de fazer coisas sobre-humanas para se ver livre de se molhar. É com certeza, o personagem que tem mais inimigos da turminha, muitos deles querendo se livrar dele e lhe dar um banho. Em uma história, é revelado que ele tem dedos nos pés, mas usa meias que estão tão sujas, mas tão sujas, que fazem seus pés parecerem com os de vários outros personagens (sem dedos). Na Turma da Mônica Jovem, ele já toma banho e mostra que tem uma quedinha pela Magali, embora ainda namore a Cascuda. O nome verdadeiro do Cascão é Cássio Marques de Araújo.
Magali (1964) — Magali é outra personagem baseada em uma pessoa real. Ela é baseada na filha de Maurício, Magali de Sousa, que, assim como a personagem, também era comilona na infância. Ela é uma menina de apetite voraz e insaciável, frequentemente querendo saber de comer, embora que com tanto apetite continue eternamente magra.