Respostas
Resposta:
qual é a pergunta?? poste ela completa para podermos te ajudar
Resposta:
Às 8h da manhã da sexta-feira, dia 23, tem início a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio. Para o Japão, o Brasil leva uma delegação de 304 atletas, a segunda maior de sua história e a 12ª maior do evento. Desses, 47 nordestinos estarão representando o país, com todos os nove estados mandando, ao menos um representante.
Esse recorte indica que mais de 15% do Time Brasil tem “nacionalidade” nordestina. Isso representaria uma delegação do mesmo tamanho que o Equador levou para Tóquio, também com 47 atletas, caracterizando a 55ª maior delegação dessa Olimpíada, sendo a quinta maior entre os 12 países sul-americanos. Entre os nordestinos, são 29 mulheres e 18 homens.
Isso, claro, não conta outros atletas que, mesmo sem nascer aqui, descendem de nordestinos, são radicados na região ou, mesmo, treinam em algum dos nove estados. É o caso, por exemplo, de Eduardo de Deus, Thiago André, Rodrigo Nascimento, Alexsandro Melo, Geisa Coutinho e Ana Carolina Azevedo. O sexteto não nasceu na região, mas faz parte de um projeto de atletismo na cidade de Codó, interior do Maranhão, que também levou uma alagoana e um maranhense para o Japão.
A GEOGRAFIA OLÍMPICA
Com esses 47 participantes, o estado mais bem representado é a Bahia, com 10 atletas. Entre eles, nomes de muito destaque e com grande potencial de medalha como Bia Ferreira, Isaquias Queiroz, Ana Marcela Cunha, Formiga e Daniel Alves. Do outro lado da moeda, Sergipe é o único estado que terá apenas um participante nos Jogos, sendo representado pela duas vezes melhor jogadora de vôlei de praia do mundo: Duda Lisboa.
Entre eles, o Ceará é o segundo estado com mais atletas, tendo oito representantes, como a experiente Silvana Lima, surfista que venceu cinco baterias na Liga Mundial de Surfe. Na sequência, com sete atletas, vem a Paraíba, de Netinho, campeão olímpico da juventude no Taekwondo.
Do Maranhão, são seis representantes, incluindo um par de irmãs gêmeas: Thaila e Thalita Costa. As atletas de 23 anos estão na Seleção Brasileira de Rugby Sevens, conhecida como Yaras. Ponteiras, elas são dois dos principais nomes da equipe que vem se segurando na World Sevens Series, a elite da liga mundial do esporte.
Pernambuco também tem seis representantes, sendo o estado com mais participantes em categorias coletivas, com Bárbara e Duda no futebol feminino, Nino no futebol masculino e Renata Arruda no handebol feminino.
Alagoas tem cinco representantes e o destaque, claro, é Marta, seis vezes melhor jogadora do mundo de futebol. Do Rio Grande do Norte, com dois representantes, a maior esperança de medalha é Ítalo Ferreira, atual campeão do mundo no surfe. Já no Piauí, também com dois representantes, Kawan Pereira chega buscando levar o Brasil a um posto inédito nos saltos ornamentais.
Explicação:
Não sei se esta como você quer.