Leia o poema “Nova Musa”, de João Penha.
A minha inspiração, a meu assunto!
Agora és tu, só tu, musa celeste
Cantei o paio atroz, o vil presunto;
Outro mais grave as suas formas veste!
O vate da alegria, ei-lo defunto;
Que mudança, senhora, em mim fizeste:
Eu, de Tenório me transforme em santo!
Cercada a fronte dum clarão de aurora,
Se nesta fase em que me encontro agora,
Nem àqueles que me amam cause espanto
Das alegres canções que amara tanto!
Oh! quantas vezes a minha alma cora
A minha lira abandonei de outrora.
Sem pena alguma, sem amargo pranto,
PERREIRA, E. Obras de João Penha. Edição crítica e estudo Vol. IV – Tomo II, Porto, 2015.
O poema pertence ao movimento Parnasiano em Portugal, o qual acaba por possuir pouca expressão se comparado à repercusão dele em outros países europeus e até ao Brasil. Refletindo sobre isso e com base nesta informação, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O poema ressalta valores clássicos e, ao mesmo tempo, uma visão crítica sobre a sociedade portuguesa, utilizando de uma forma livre.
PORQUE
II. O Parnasianismo foi caracterizado como um movimento de engajamento social e olhar cínico em relação aos vícios sociais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
respondido por:
14
Resposta:
Acredito que a alternativa correta seja a terceira.
Explicação:
O parnasianismo era indiferente aos problemas sociais
respondido por:
9
Resposta:
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Explicação:
O parnasianismo é assim caracterizado:
Antirromantismo: poesia antissentimental.
Objetividade e rigor formal (metrificação e rima).
Arte como sinônimo de beleza formal.
Alienação social, pois o objetivo da arte seria produzir o belo.
Poesia descritiva, com distanciamento do eu lírico da coisa focalizada.
Resgate de temas da Antiguidade clássica.
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As asserções I e II são proposições falsas.