Nas noites de verão, ou todas as noites, depois do jantar, o pai abandona a mesa. Ainda com a xícara de café na mão, ele se dirige à caixa quadrada. A deusa dos raios azulados espera o toque. Para emitir som e luz, imagem e movimento. Todos se ajeitam. O lugar principal é para o pai. Ninguém conversa. Não há o que falar. O pai não traz nada da rua, do dia-a-dia, do escritório. Os filhos não perguntam, estão proibidos de interromper. A mulher mergulha na telenovela, no filme. Todos sabem que não virá visita. E se vier alguma, vai chegar antes da telenovela. Conversas esparsas durante os comerciais. A sensação é que basta estar junto. Nada mais. Silenciosa, a família contempla a caixa azulada. Os olhos excitados, cabeças inflamadas. Recebendo, recebendo. Enquanto o corpo suportar, estarão ali. Depois, tocarão o botão e a deusa descansará. Então, as pessoas vão para as camas, deitam e sonham. Com as coisas vistas. Sempre vistas através da caixa. Nunca sentidas ou vividas. Imunizadas que estão contra a própria vida (BRANDÃO, 1980, p. 288).
FAJARDO, Alexander. Teologia, Comunicação e Novas Mídia. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2019.
Com base no livro texto da disciplina, analise as afirmativas relacionadas com o excerto acima, considerando V para verdadeiro e F para Falso.
I. O texto propõe uma crítica sobre a nova forma de relacionamento familiar, antes pautada no diálogo entre os membros da família e depois no silêncio ante ao objeto tecnológico.
II. O texto aponta para um sério risco em negligenciarmos a tecnologia, uma vez que a “deusa dos raios azulados” tem o poder de produzir reflexão profunda e união verdadeira dos familiares.
III. “Todos sabem que não virá visita”. A televisão tornou-se “sagrada” ao ponto de que um parente ou amigo não se atreve interromper a programação com uma visita inesperada.
IV. Sempre que a família vai para o encontro com a televisão, vai para ser confrontada com sua própria realidade, isto as deixam “imunizadas contra a própria vida” e capazes de lutar contra toda a forma de realidade adversa.
As afirmativas I, II, III e IV são respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
V, V, V, F.
Alternativa 2:
V, V, F, F.
Alternativa 3:
V, F, V, F.
Alternativa 4:
F, V, F, V.
Alternativa 5:
F, F, V, V.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Alternativa 3
Explicação:
O texto critica o modo em que as pessoas vivem atualmente pois só se mantêm conectadas em telas com pouco ou nenhum dialogo.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás