26. (UNIFOR) O heredograma abaixo mostra a herança de uma anomalia (símbolos escuros) em uma família. 26 É possível deduzir que a anomalia é causada por um alelo recessivo tendo em vista a descendência do casal: a) I-1 x I-2. b) I-3 x I-4. c) II-3 x II-4. d) II-5 x II-6. e) III-4 x III-5.
Respostas
Resposta:
A alternativa correta é a ''a) I 1. x I 2.''.
Explicação:
No enunciado ele refere que se trata de uma característica recessiva (ii), logo > PODE SER < que todos quadrados/círculos preenchidos presentes no heredograma se tratam de indivíduos recessivos, com isso, eles são ''ii''.
Com a ciência dessas informações, então nós podemos dizer o seguinte: Indivíduos que não estão preenchidos (em branco), apresentam AO MENOS uma proteína dominante (I -> letra ''i'' maiúscula).
Para um casal com os símbolos NÃO preenchidos (em brancos) terem um filho preenchido, ambos necessitam obter a proteína ''i''.
Tendo conhecimento dessas informações, o preenchimento do heredograma já fica bem mais fácil!
[VERIFICAR A IMAGEM DO HEREDOGRAMA INTEIRO PREENCHIDO]
Com isso, podemos partir novamente paro enunciado, sobre o que ele pede!
→ ''É possível deduzir que a anomalia é causada por um alelo recessivo tendo em vista a descendência do casal''
➥ Explicação de um jeito básico: A forma de verificar se o heredograma se trata de uma característica recessiva, é quando vemos pais ''iguais'' dando prole de indivíduos ''diferentes'' deles.
Resumindo basicamente: Pais não preenchidos dando prole de indvíduos preenchidos.
Ao verificar tanto o heredograma, como as alternativas, aonde nós podemos verificar com clareza a anomalia recessiva é no cruzamento do pai I 1. (Ii) com a mãe I 2. (Ii). Pois os filhos são preenchidos (recessivo: ii), a mãe deu um ''i'' e o pai deu outro ''i''.
[VERIFICAR A IMAGEM DO HEREDOGRAMA QUE MOSTRA COM MAIS DETALHE ESSE CRUZAMENTO]