De qual forma de relevo cada definição trata? Escreva em seu caderno. a) Superfícies que sofrem menos ação dos agentes de sedimentação e mais ação de agentes de erosão. b) Seus terrenos são mais baixos do que os ter- renos ao seu redor. c) São as formas de relevo de maior altitude. d) São áreas de deposição de sedimentos
Respostas
Resposta:1)
a) Depressão
Formas de relevo que representam unidades rebaixadas com altitudes entre 100 e 500 m, além de ter uma superfície acidentada e com inclinações;
b) Depressão
Unidades de relevo rebaixadas com altitudes entre 100 e 500 m, além de ter uma superfície acidentada e com inclinações;
c) Montanhas
Formas de relevo acima de 3000 metros, resultante de atividades tectônicas, formando cordilheiras, quando em conjunto.
d) Planícies
Formas de relevo que representam áreas onde os sedimentos são depositados, por conta do desgaste da rocha (intemperismo) e da erosão feita pela água e pelo vento.
2)As três principais formas dos planaltos são:
Sedimentares: Forma de planalto formada por rochas sedimentares, resultante da elevação das regiões de bacias sedimentares por conta de agentes endógenos modificadores do relevo;
Cristalinos: Forma de planalto formada por rochas ígneas intrusivas e metamórficas, provindas do desgaste das montanhas provocado por agentes exógenos que modificam o relevo;
Basálticos: Forma de planalto que é constituída por rochas ígneas extrusivas, vindas das erupções vulcânicas e, consequentemente, da solidificação do magma na superfície terrestre.
3) Planícies são formas de relevo planas, que costumam formar áreas de acúmulo de sedimentos, em locais de baixa altitude, perto do nível do mar. Possuem origem sedimentar e seus tipos são classificados conforme o agente que transporta o sedimento para a sua constituição: aluviais (transporte pelos rios); costeiras (pelo mares); e lacustre (pelos lagos).
Já as depressões são formas de relevo rebaixadas, encontradas também abaixo do nível do mar. Sua superfície é irregular, com acidentes e inclinações, além de ser modelada por desgastes provocados por meio de agentes erosivos. São classificadas como relativas (nível altimétrico maior que o nível do mar) e absolutas (altitudes mais baixas que o nível do mar).
4) Os principais tipos de erosão são:
Sulcos erosivos: Conhecidos também como "caminhos" da água, são estratificações causadas pela ação dos rios, pequenos buracos que podem ser recuperados;
Ravinas: buracos maiores formados pelo transporte em alta escala de sedimentos e pelo solo ser altamente suscetível, em locais onde tem muita chuva e pouca concentração de árvores;
Voçorocas: processos erosivos que atingem os lençóis freáticos, consistindo em ravinas que são mais atingidas pelos agentes erosivos, por conta da retirada da cobertura vegetal e da infiltração subterrânea da água no solo.
5)
a) 157 metros de altitude, praticamente no nível do mar, na região centro oeste do Rio Grande do Sul. O litoral gaúcho fica localizado a cerca de 400 km de distância.
b) A forma de relevo predominante no município são as depressões, tendo uma altura média de 157 metros de altitude, praticamente ao nível do mar, possuindo terreno irregular, se classificando em uma depressão relativa) e as formas de erosão, fluvial, por conta do Rio Vacacaí, e pluvial, por ocasião de chuvas fortes e em grandes quantidades. Possui os chamados cerros, tendo distritos rurais com nomes como Cerro do Ouro, Cerro do Batovi, Cerrito.
6) O Brasil é constituído, na sua maior parte, por planaltos, planícies e depressões, com destaque também para as serras, as chapadas e os tabuleiros, tendo como principais exemplos o Planalto Central, o planalto da Região Amazônica, a Planície Amazônica, as depressões do Acre e do Amapá, a Serra da Mantiqueira, a Chapada Diamantina e a Chapada dos Guimarães.
O que é normal, para um país com dimensões continentais, ter diversas formações de relevo, bem como os materiais que os constituem. Destaque ao ouro de Serra Pelada e aos diamantes encontrados na Chapada Diamantina, que atraem milhares de pessoas para fins de exploração.