1. Para velejar em alto-mar os europeus daqueles tempos enfrentaram perigos reais e imaginários. Entre os perigos reais estavam ventos desfavoráveis, ameaças de encalhe, lugares estranhos, fome, doenças e sede no interior dos navios. Além desses, quais os perigos imaginários que estavam presentes nas navegações europeias dos séculos XV e XVI?
a) A grande quantidade de metais preciosos, ampliação da área de produção agrícola, redução do consumo de produtos manufaturados, descoberta de novas rotas comerciais no Oriente.
b) O fortalecimento dos senhores feudais e formação dos Estados Nacionais, o reavivamento comercial da Baixa Idade Média, formação dos Estados Nacionais e ascensão da burguesia.
c) A crença de que a terra era achatada e que aquele que se afastasse muito do litoral cairia num abismo; de que na altura da linha do Equador os navios se incendiariam; de que o mar era habitado por monstros terríveis Consistiu.
Outro:
Esta pergunta é obrigatória
2. Até o século XIV, o conhecimento que se tinha na Europa a respeito de outros lugares do mundo era bastante restrito. No entanto, em busca de lucro, os burgueses europeus lançaram-se além-mar a caminho das Índias. Quais eram os produtos orientais, consumidos na Europa, que impulsionaram as grandes navegações?
a) Especiarias, como pimenta-do-reino, cravo, canela, gengibre, mostarda, noz-moscada. Além das especiarias, os europeus passaram a consumir artigos de luxo orientais, em parte devido ao contato com outros povos, decorrente das Cruzadas.
b) Fontes de recursos naturais como ferro marcou o início das grandes navegações ao oriente, ao possibilitar a acumulação de riquezas para a manutenção de empreendimentos de guerra.
c) A expansão da lavoura açucareira escravista na Ilha da Madeira, após 1510, aumentou o preço das manufaturas européias, tanto nos portos africanos, quanto nas praças brasileiras.
manuelanaves:
fala aquiiii ta bloqueadooo a resposta
Respostas
respondido por:
12
Resposta:
Explicação:
1)C
2)A
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás