De acordo com as análises de Netto (1999) a aproximação do Serviço Social com a tradiação marxista se deu de forma enviesada. Por isso, a partir do momento em que se parte da concepção ontológica de sua teoria, o Serviço Social passa, através da categoria da mediação, a desconstruir e reconstruir sua prática profissional. Marx já criticava os filósofos de sua época dizendo que não bastava interpretar o mundo de diferentes maneiras, mas sim transformá-lo e, ainda, que “é na práxis que o homem deve demonstrar a verdade, isto é, a realidade e o poder, o caráter terreno de seu pensamento”. NETTO. José Paulo. “A constituição do projeto ético político contemporâneo” in Capacitação em Serviço Social e Política Social. Módulo I. Brasilia: Cead/ABEPSS/CFESS. 1999. (adaptado) Analise as afirmações a seguir: I – As relações sociais são o princípio fundante do ser social, pois é por intermédio delas que o sujeito desenvolve sua práxis. II – O trabalho é o princípio fundante do ser social, pois é por intermédio dele que o sujeito desenvolve a sua práxis. III – A consciência da exploração constitui-se como princípio fundante das relações de trabalho. É correto o que se afirma em:
Respostas
É correto o que se afirma em II e III. Ou seja, "O trabalho é o princípio fundante do ser social, assim como, a consciência da exploração são princípios fundantes das relações de trabalho. Ou seja, estão corretas as alternativas II e III.
Ou seja, um interfere no outro, pois somos seres sociais, necessitamos de uma base para nos apoiarmos e é no trabalho que o homem se realiza, se constrói a cada dia e se relaciona, sempre num contínuo processo de desenvolvimento, daí a importância de trabalhos que nos permitam desenvolver e nos relacionar de forma saudável e harmoniosa.
Quanto ao item I, está equivocado quando diz que o homem desenvolve sua práxis por meio das relações sociais e na verdade é o contrário.
As relações sociais são o princípio fundante do ser social, porém não é por meio dela que este desenvolve sua práxis, o ser humano desenvolve sua práxis por meio do próprio trabalho .
Saiba mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/16085715
As relações sociais são o fundamento de qualquer ser social, é através das relações sociais que permitem que o individuo desenvolva a práxis, que é ato de fazer, o agir, o trabalhar e produzir algo, o trabalho surge do ser social e precisa da práxis para existir (I e II).
A consciência da exploração não é um principio fundante das relações de trabalho, e sim é um dos fundamentos para a revolução do proletariado que já era falada por Marx.
As sociedades de formam a partir das relações sociais entre indivíduos de diferentes grupos e instituições sociais interdependentes nas que se comunicam.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/39286140