Comente sobre o que você entende a respeito dos camadas da pele , isto é fale sobre a epiderme, a derme e a hipoderme
Respostas
Epiderme
A epiderme é a camada externa da pele que podemos ver e tocar, ela nos protege das toxinas, bactérias e da perda de líquidos. Ela é formada por cinco sub-camadas de células chamadas queratinócitos. Estas células, produzidas na camada basal mais interna, migram em direção a superfície da pele, amadurecendo e experimentando uma série de mudanças. Este processo, conhecido como queratinização (ou cornificação), faz com que cada uma das sub-camadas seja distinta.
Camada basal: A camada mais interna, onde os queratinócitos são formados.
Camada espinhosa: Os queratinócitos produzem queratina (fibras de proteína) e se tornam fusiformes.
Camada granular: A queratinização começa - as células produzem grânulos duros e à medida que eles empurram para cima, estes grânulos se transformam em queratina e lipídios epidérmicos.
Camada lúcida: As células são bem comprimidas, aplainadas e não se distinguem umas das outras.
Camada córnea: A camada mais externa da epiderme, com uma média de 20 sub-camadas de células mortas aplainadas dependendo de onde seja a pele do corpo. Estas células mortas se desprendem regularmente num processo conhecido por descamação. A camada córnea também abriga os poros das glândulas sudoríparas e as aberturas das glândulas sebáceas.
A camada mais externa de pele é conhecida como camada córnea e é onde as células mortas são regularmente depositadas.
As células na camada córnea se ligam entre si através dos lipídios epidérmicos. Estes lipídios são essenciais para a saúde da pele. Eles criam sua barreira protetora e fixam a umidade. Quando faltam, a pele pode se tornar seca, áspera e esticada.
A epiderme é coberta por uma emulsão de água e lipídios (gorduras) conhecida como camada hidrolipídica. Esta camada, mantida pelas secreções das glândulas sebáceas e sudoríparas, ajuda a manter a nossa pele flexível e age como uma barreira contra bactérias e fungos.
A parte líquida desta camada é conhecida como o manto ácido protetor e contém:
Ácido láctico e vários aminoácidos de suor.
Ácidos gordurosos livres de sebo.
Aminoácidos, ácido pirrolidin-carboxílico e outros fatores hidratantes naturais (FHN), que são principalmente produtos secundários do processo de queratinização.
No interior da camada córnea, as células estão ligadas pelos lipídios, que são essenciais para manter a saúde da pele.
Este manto ácido protetor proporciona à pele saudável seu pH ligeiramente ácido, entre 5,4 e 5,9. O ambiente ideal para:
Presença de micro-organismos com afinidade com a pele (conhecidos como a flora cutânea) e que os microorganismos nocivos sejam destruídos.
Formação de lipídios epidérmicos.
Produção de enzimas que conduzem o processo de descamação.
Capacidade da camada córnea de auto-reparação quando danificada.
Na maioria das partes do corpo, a epiderme tem uma espessura de aproximadamente 0,1 mm no total, embora seja consideravelmente mais fina na pele ao redor dos olhos (0.05mm), e consideravelmente mais grossa (entre 1 e 5mm) nas plantas dos pés. Para saber mais leia entendendo a pele nas diferentes partes do corpo e como a pele masculina difere da pele feminina.