1. Quantas são as modalidades do atletismo e quantas estão nas olimpíadas?
2. Onde são praticadas as modalidades não olímpicas?
Respostas
Olá !
Aqui está sua resposta;
)(¹ No total, o atletismo tem 26 provas: 100m, 200m, 400m, 800m, 1.500m, 5.000m, 10.000m, maratona, 100m com barreiras (feminino), 110m com barreiras (masculino), 400m com barreiras, 3000m com obstáculos, 4x100m, 4x400m, 20km de marcha atlética, 50km de marcha atlética (masculino), salto em distância, salto triplo e salto.
)(² No total são 5 modalidades não olímpicas,
1° (Críquete)
Ele foi incluído no programa original dos primeiros Jogos modernos, em 1896, mas retirado devido à falta de participantes. Em seguida, em 1900, uma equipe de jogadores britânicos de críquete jogou contra a União Francesa de Esportes Atléticos (quase inteiramente composta por membros da equipe da embaixada britânica) em Paris durante os Jogos Olímpicos de Verão, que, na época, eram considerados parte da Exposição Mundial. Doze anos depois, a partida foi retroativamente reconhecida como um evento oficial dos Jogos de 1900.
2° (Squash)
A modalidade foi incluída nos Jogos da Commonwealth, nos Pan-Americanos e nos Jogos Asiáticos – mas não nos Olímpicos. A World Squash Federation (WSF) tem feito campanhas para que o squash seja incluído no programa olímpico desde os Jogos de Barcelona, em 1992. Em 2005, quando o COI votou pela eliminação do beisebol e do futebol nos Jogos de Londres, o squash e o karatê – outro esporte não olímpico imensamente popular – foram selecionados como possíveis substitutos.
3° (Boliche)
Em 1979, o COI reconheceu oficialmente a Fédération Internationale des Quilleurs como o órgão responsável pelo boliche, e, desde então, a organização tem feito lobby para que o boliche integre os Jogos Olímpicos. Em 1988, o boliche chegou muito perto de cumprir seu sonho olímpico, quando foi incluído como um esporte de demonstração nos Jogos de Seul. No entanto, somente 20 nações participaram e a competição recebeu pouca cobertura da mídia por seu status demonstrativo. Coreia do Sul, Cingapura e Finlândia ganharam, respectivamente, as medalhas de ouro, prata e bronze na prova masculina de boliche daquele ano, enquanto Filipinas, Japão e Finlândia terminaram em 1º, 2º e 3º na feminina.
4° (Xadrez)
Assim como o boliche, muitas pessoas podem ver o xadrez como um jogo ou recreação em vez de um verdadeiro esporte. Mas não o COI, que reconheceu oficialmente o xadrez como um esporte ainda na década de 1920. Pretendia-se originalmente incluí-lo nos Jogos de Paris, em 1924, mas isso acabou não acontecendo devido a dificuldades em diferenciar os jogadores profissionais dos amadores.
Assim como o boliche, muitas pessoas podem ver o xadrez como um jogo ou recreação em vez de um verdadeiro esporte. Mas não o COI, que reconheceu oficialmente o xadrez como um esporte ainda na década de 1920. Pretendia-se originalmente incluí-lo nos Jogos de Paris, em 1924, mas isso acabou não acontecendo devido a dificuldades em diferenciar os jogadores profissionais dos amadores.Desde então, o xadrez não apareceu nos palcos olímpicos, apesar dos lobbys esforçados da Federação Mundial de Xadrez, cujo presidente uma vez chamou o esporte olímpico de inverno curling de “xadrez no gelo”. O órgão conseguiu ainda estabelecer testes antidoping nas competições, de modo que o xadrez estivesse em conformidade com as regras do COI, mas sua inclusão continua indefinida.
5° (Artes Marciais Mistas) (MMA, na sigla em inglês)
Do esporte olímpico com menor potencial de violência ao maior: as artes marciais mistas, ou MMA, também possui muitos seguidores no mundo inteiro, desde Brasil, EUA, Canadá e Reino Unido a Japão, Tailândia e Austrália.
Do esporte olímpico com menor potencial de violência ao maior: as artes marciais mistas, ou MMA, também possui muitos seguidores no mundo inteiro, desde Brasil, EUA, Canadá e Reino Unido a Japão, Tailândia e Austrália.O MMA também conta com uma federação recentemente criada, o que é um passo crucial no caminho para um possível status olímpico. Mas ele sofre por sua reputação violenta – o senador John McCain chegou a chamá-lo de “briga de galo humana” – e seu estilo sem limites não está muito de acordo com a ênfase olímpica na segurança dos atletas, que pode ser traduzida nos capacetes acolchoados para os boxeadores e a forte proteção para os lutadores de taekwondo.
Espero ter ajudado!
ATT: MATHEUS M.C ♡
( (-)_(-) )