Historicamente, sabe-se que o movimento de reconceituação do Serviço Social teve por objetivo a formação de profissionais mais críticos, com práticas orientadas por um saber reflexivo e propositivo.Rompendo com as práticas do Serviço Social tradicional, como pontua Netto (2005), a reconceituação tomada como movimento constitui um marco inarredável e incontornável da história do Serviço Social. Partindo dessa persperctiva é necessário que na atual conjuntura os profissionais inseridos nos espaços de trabalho reflitam sobre a importância desse movimento e seus reflexos nas ações profissionais.
TAREFA
Nesse sentido, com base nessa concepção responda: Quais os reflexos do Movimento de Reconceituação na prática profissional na contemporaneidade? Na resposta, sinalize aspectos oriundos da reconceituação que considere fundamentais na prática interventiva.
Respostas
Resposta:
Explicação:
Resposta:
Padrão de resposta esperado
Explicação:
O Movimento de Reconceituação do Serviço Social é um marco na história da profissão. Seus desdobramentos deixaram um legado até os dias atuais. A partir das mudanças gestadas nesse movimento, é possível ver, na contemporaneidade, um Serviço Social crítico e propositivo.
Na renovação da profissão, o Serviço Social vivenciou a ruptura com suas bases constituintes, vinculadas à elite burguesa e à doutrina católica, e redirecionou sua ação para a defensiva de um projeto societário vinculado à classe trabalhadora.
Todo esse legado histórico reposiciona a prática profissional na direção da criticidade e globalidade dos fatos, formando uma categoria profissional comprometida com a emancipação dos indivíduos.