Categoria: 1ª SERIE - EM Autor: mauromarcel-sp 3º Bimestre - Língua Portuguesa - Ler para entender (1ª série) Analisar, em textos de diferentes gêneros, marcas que expressam a posição do enunciador frente àquilo que é dito: uso de diferentes modalidades (epistêmica, deôntica e apreciativa) e de diferentes recursos gramaticais que operam como modalizadores (verbos modais, tempos e modos verbais, expressões modais, adjetivos, locuções ou orações adjetivas, advérbios, locuções ou orações adverbiais, entonação etc.), ObrigatóriaNota: 10 (Enem - 2012) “Ele era o inimigo do rei”, nas palavras de seu biógrafo, Lira Neto. Ou, ainda, “um romancista que colecionava desafetos, azucrinava D. Pedro II e acabou inventando o Brasil”. Assim era José de Alencar (1829-1877), o conhecido autor de O guarani e Iracema, tido como o pai do romance no Brasil. Além de criar clássicos da literatura brasileira com temas nativistas, indianistas e históricos, ele foi também folhetinista, diretor de jornal, autor de peças de teatro, advogado, deputado federal e até ministro da Justiça. Para ajudar na descoberta das múltiplas facetas desse personagem do século XIX, parte de seu acervo inédito será digitalizada. História Viva, n.° 99, 2011. Com base no texto, que trata do papel do escritor José de Alencar e da futura digitalização de sua obra, depreende-se que
Respostas
Resposta: D) A digitalização dos textos de José de Alencar terá importante papel na preservação da memória linguística e da identidade nacional.
Explicação: José de Alencar foi um personagem importante da história, no período do Império no Brasil, ele em suas obras expressa muito do Brasil daquela época, sendo assim, obras de grande valia para quaisquer geração que queira conhecer mais sobre a história do Brasil Imperial.
Em se tratando dos textos do escritor José de Alencar e a futura digitalização de suas obras, podemos dizer que essa ação, assim como o apontado pela alternativa D, terá importante papel na preservação da memória linguística e da identidade nacional.
Isso acontece porque os textos escritos em papel tendem a se degradar rapidamente com o tempo e podem ser perdidos não apenas por essa degradação, mas por acidentes ou por outros fenômenos como enchentes e incêndios. A digitalização permite criar mais de uma cópia daquela obra e preservá-las em diferentes locais, tornando assim mais difícil que a obra se perca.
Saiba mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/3532575