QUESTÃO 1
Considere que a economia brasileira esteja num ambiente de aceleração inflacionária e que uma determinada prefeitura, por meio de um analista de finanças, ao analisar suas receitas advindas de IPTU – Imposto Predial Territorial Urbano, verificou que houve uma clara defasagem entre o momento da geração do imposto e do seu efetivo recolhimento. Em outras palavras, o supracitado analista verificou que as finanças públicas foram prejudicadas pela aceleração inflacionária e que por conseguintes déficits públicos foram provocados.
MONTEIRO, Daniela Carla; DIAS, Diego Figueiredo. Economia do Setor Público. Maringá: Unicesumar, 2019.
A partir da situação narrada, pode-se afirmar que, o analista de finanças em questão está diante de um efeito conhecido como:
Alternativas
Alternativa 1:
Efeito Tanzi.
Alternativa 2:
Efeito Laffer.
Alternativa 3:
Efeito Giffen.
Alternativa 4:
Efeito Lorenz.
Alternativa 5:
Efeito Patinkin.
Respostas
Resposta:
Efeito Tanzi.
Explicação:
Quando a inflação reduz a receita tributária, em termos reais, em decorrência
da defasagem entre o fato gerador do imposto e sua efetiva coleta, e recebimento
dos recursos pela autoridade fiscal, diz-se que ocorreu o efeito Tanzi.
Sobre o efeito relatado pelo analista de finanças podemos afirmar que a alternativa correta é a Alternativa 1: Efeito Tanzi.
O efeito Tanzi é um conceito voltado para a economia criado por um italiano Vito Tanzi. Esse efeito faz uma análise com a relação que decorre das taxas de inflação e pela arrecadação fiscal que se estabelece diante do valor de influência para a inflação de valores para as receitas fiscais.
Esse conceito se relaciona com a perda de um valor dos tributos. Isso acontece devido ao aumento de preços que pode acontecer entre o fato gerador e para o tributo de recolhimento de cofres públicos. Esse conceito pode ser visto no evento da aceleração inflacionárias que provocava déficts.
Leia mais sobre o assunto em https://brainly.com.br/tarefa/22188410
Espero ter ajudado.