Respostas
- Número 1 – PET – Polietileno Tereftalato
É encontrado em produtos como garrafas de refrigerante e água, óleo, embalagens plásticas de antisséptico bucal e outros. O material originado da reciclagem de PET é utilizado na fabricação de fibra para carpete, tecido, vassoura, embalagem de produtos de limpeza e acessórios diversos.
- Número 2 – PEAD – Polietileno de Alta Densidade
É o plástico utilizado comumente em embalagens de iogurte, sucos, frascos de leite, produtos de limpeza e potes de sorvete. Após separado e reciclado, origina novos frascos, cadeiras, latas de lixo, tubulação de esgoto e até conduítes – produto usado em paredes, para passar fiação elétrica internamente.
- Número 3 – PVC – Policloreto de Vinila
Pode ser adquirido por consumidores sob forma de itens de higiene pessoal, frascos de remédio ou brinquedos. Após recolhido e reciclado vira mangueira de jardim, tubulação de esgoto e cone de tráfego e cabos.
- Número 4 – PEBD – Polietileno de Baixa Densidade
Esse tipo de plástico se encontra nas sacolas plásticas de supermercados, bolsas de soro fisiológico, entre outros. No pós-reciclagem poderá ser encontrado servindo como saco de lixo e tubulação para irrigadores.
- Número 5 – PP – Polipropileno
Ele é utilizado para a fabricação de recipientes de alimentos como ketchup, iogurte e margarina, de produtos químicos e remédios, entre diversos outros. Após ser reciclado, será transformado, entre outras opções, em caixas e cabos para bateria de carro e recipientes para tintas.
- Número 6 – PS – Poliestireno
Usado em copos e pratos descartáveis (que são de usos único e um perigo para o meio ambiente), pote para iogurte, bandejas e embalagem para ovos. Utilizado para a fabricação de placas para isolamento térmico, acessórios para escritório e bandejas.
- Número 7 – Outros
Símbolo encontrado em embalagem multicamada para biscoitos e salgadinhos, mamadeiras, CD, DVD e algumas utilidades domésticas. Estes plásticos são reaproveitados para fabricação de madeira plástica e para reciclagem energética, processo onde é aproveitado o valor calorífico do resíduo plástico.
No entanto, não basta apenas sabermos os símbolos para que a reciclagem dos plásticos funcione e o problema ambiental do lixo diminua. É preciso que a população se conscientize e que as empresas façam a sua parte respeitando a Política Nacional dos Resíduos Sólidos. Também é preciso que tanto as empresas e o governo nas suas mais diferentes escalas promova ações de conscientização e implemente programas de coleta seletiva, espalhados por todo o território brasileiro e não somente em poucas capitais e regiões metropolitanas do Brasil.