Lucas é um aluno muito aplicado em biologia e, após assistir a aula de genética sobre o sistema ABO, construiu o heredograma da sua família conforme a figura abaixo. Lucas está representado pelo número 11 e seu sangue é do tipo O+. Perguntando para a sua família, descobriu que o sangue da sua mãe é do tipo O+ e o do seu pai é AB+. Descobriu, também, que os tipos sanguíneos do seu avô e avó maternos são A- e A+, respectivamente. Ainda, descobriu que o tipo sanguíneo do seu avô por paterno é A- e da sua avó paterna é B+.
Explique porque diante dessas informações, Lucas concluiu que não era possível que ele fosse filho biológico do seu pai.
Anexos:
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Quem é do tipo O, não pode herdar nem informação para produção do aglutinogênio A, nem informação para o aglutinogênio B. É por isso que se diz, por exemplo, que um casal em que tanto o pai quanto a mãe sejam do tipo AB (e, então, teriam de passar a seu filho, obrigatoriamente, a informação para a produção de aglutinogênio A ou B) não pode ter filhos do tipo O (pois, herdando a informação para A ou para B, seria consequentemente impossível o filho ser O). Portanto, Lucas sendo O+ não poderia ser filho biológico do seu pai que é AB+.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás