você já ouviu falar de falácia ou de argumento falacioso? sabe quais são as falácias mais comuns ? gostaria de aprender a identificar as falácias no discurso público atual
Respostas
Falácias são argumentos que parecem verdadeiros, entretanto levam à conclusões falsas ou não sustentadas pela realidade. São muitos os argumentos falaciosos utilizadas pela mídia e no discurso politico, destacamos:
1. Falso dilema: são argumentos que apresentam número limitado de opções. Por exemplo: Ou votamos no "Silva" ou será a desgraça nacional.
2. Apelo à Ignorância: são argumentos que concluem que algo é verdadeiro por não se ter provado que é falso ou vice-versa. Exemplo: Se o deputado "Silva" desviasse dinheiro, já teria sido preso.
3. Apelo à Piedade: são argumentos que tem apelo sentimental. Por exemplo: O governo de "Silva" não se importa com as crianças pobres que sofrem.
5. Apelo à preconceitos: são argumentos que usam de valores morais para reforçar uma verdade. Por exemplo: Somente cidadãos de bem votam à favor de "Silva".
Existem muitas outras falácias usadas cotidianamente. É preciso estar atento aos argumentos com que se constrói uma narrativa.
Bons estudos!