4) Quais eram os pontos utilizados pelos pensadores do Liberalismo Econômico para defender e justificar essa ideologia?
Respostas
introdução:
A início, quais são os pontos apontados pelo Liberalismo Econômico?
Há uma série de pontos, mas vamos focar em três principais, no liberalismo econômico, defendia-se o livre comércio, a lei da oferta e demanda e uma menor regulação do estado. Logo, apesar de serem 3 princípios e hajam outros, esses são pontos muito comentados e em realidade, são necessariamente dependentes, pois se há uma alta regulação nos preços, não há lei da oferta e demanda e se é assim tanto, não há um comércio necessário livre, já que o comércio vai variar com os fatores externos ao interesse da demanda dos clientes, pois a demanda vai variar com os incentivos governamentais. Espero que tenha dado para entender essa ligação.
Apesar disso, há alguns pensadores que são mais radicais, no ponto onde acreditam que não deve haver interação entre mercado e outros aos quais acreditam que o estado deve gerenciar ativos de alto risco, como Keynes.
Resposta:
O liberalismo econômico defendia essa ideologia, principalmente, como forma de combate ao mercantilismo, ao qual foi implementado por um plano intervencionista do Estado, onde basicamente, tratava-se de acumulação de riqueza bruta nacional - também metais como ouro e prata -, o Estado fornecia um caminho e diversas vantagens internas, dificultando transações externas e uma crença econômica na soma zero, onde se uma lado lucra o outro necessariamente tem que perder.
Assim, os pensadores do liberalismo contestaram as ideias econômicas, principalmente Adam Smith, ao qual acreditava que a economia funcionava por meio de estímulos individuais, onde todas ações econômicas derivam derivam da ganância individual que na macro visão traria benefícios.
Umas das consequências diretas é a desvalorização do ouro e prata, quando basicamente derrubou a ideia de que eles possuiriam um valor superior.
Resumindo:
Os humanos possuem desejos e eles sempre buscaram os saciar, o liberalismo acredita que os desejos individuais de cada pessoa devem ser livres, para que esses possam fazer o melhor nas áreas que desejam, que se em uma visão macro, todos na sociedade trabalham para saciar os seus estímulos individuais, a economia seria melhor desenvolvida.