Em 26 de agosto de 1789 foi aprovada a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, importante documento elaborado durante a Revolução Francesa.
Sobre esse documento, leia os excertos abaixo: Excerto 1 O objetivo deste documento, de alcance universal, e sempre atual, era simples: enunciar, da maneira mais solene possível, todos os pressupostos básicos sobre os quais se fundamentaria a construção da nova sociedade. FLORENZANO, M. As Revoluções Burguesas. São Paulo: Brasiliense, 1981, p. 42.
Excerto 2 Mais contundente ainda é o texto do artigo primeiro que definiu que “os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos”, corroborado pelo artigo segundo, ao afirmar que a finalidade de toda ação associação política é a “conservação dos direitos naturais e imprescindíveis dos homens. Tais direitos são a liberdade, a propriedade, a segurança e a resistência a opressão. Por si só está dito o que são os direitos inalienáveis. Mas mais do que isso a declaração instituiu o que no futuro conheceremos como Estado de direito, ou seja, uma organização política em que os governantes não criam o direito para justificar o seu poder, mas para submeter-se às normas e aos princípios editados por uma autoridade superior, geralmente a Constituição. PRIORE, Angelo; KISCHERNER, Manoel Adir. Conversas sobre direitos e dignidade da pessoa humana. In: Conversas sobre direitos humanos e práticas educativas no espaço escolar. Maringá, PR: Edições Diálogos, 2019, p. 12. Com base nos excertos acima acerca da Declaração dos Direitos Humanos, considere as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: Os historiadores estão de acordo em registrar que a publicação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão em 1789 representou o fim de uma época e o início de outra. Uma verdadeira virada histórica do gênero humano.
PORQUE Esta declaração impactou não só a história da França como toda a opinião pública mundial. Há mais de dois séculos essa declaração tornou-se referência ideal para todos aqueles que lutam por emancipação e por liberdade. A respeito dessas asserções, considere a opção correta. Alternativas
Alternativa 1: As duas asserções são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 2: As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificava correta da primeira.
Alternativa 3: A primeira é uma asserção verdadeira e a segunda é falsa.
Alternativa 4: A primeira é uma asserção falsa e a segunda é verdadeira.
Alternativa 5: Ambas as asserções são falsas.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
Alternativa 1:
As duas asserções são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Explicação:
rudybrisa:
Obrigada ,estava na duvida da questão 1
respondido por:
2
Resposta:
Alternativa 1:
As duas asserções são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Explicação:
Capitulo final do livro história moderna pag. 222, explica bem sobre assunto.
Perguntas similares
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás