Em 2000, o Ministério da Saúde lançou um Projeto Piloto de Humanização Hospitalar, focado na humanização das relações que se estabelecem dentro do hospital. Após essa iniciativa, foi lançada a Política Nacional de Humanização (PNH), visando transformar toda a atenção e gestão no Sistema Único de Saúde (SUS). A PNH está pautada nos princípios da transversalidade, indissociabilidade e protagonismo.
SEULE, Lucas; LEVA, Sabrina Camargo Silva. Psicopedagogia - Teoria e Prática no Contexto Hospitalar. Maringá - PR.: UniCesumar, 2021.
Sobre os princípios da PNH, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
Indissociabilidade significa que usuários e trabalhadores da saúde também são responsáveis pelas mudanças que querem no sistema.
Alternativa 2:
Protagonismo significa que os trabalhadores de saúde e usuários devem conhecer a gestão dos serviços e da rede de saúde, bem como participar ativamente do processo de tomada de decisão sobre as ações.
Alternativa 3:
Protagonismo significa que somente os trabalhadores de saúde devem participar ativamente do processo de tomada de decisão sobre as ações, pois as decisões dos gestores interferem diretamente na atenção à saúde.
Alternativa 4:
Transversalidade está relacionado com a autonomia e corresponsabilidade dos sujeitos e grupos. Significa que usuários e trabalhadores da saúde também são responsáveis pelas mudanças que querem no sistema, porém não cabe a eles o processo de tomada de decisões.
Alternativa 5:
Transversalidade significa que a humanização deve estar inserida em todas as políticas e programas do SUS. A PNH busca ampliar o contato e comunicação entre pessoas e grupos, reconhecendo que todas as especialidades e práticas de saúde, ao compartilhar experiências, podem contribuir para a produção da saúde do indivíduo atendido, de forma corresponsável.
Respostas
respondido por:
5
Resposta:
Alternativa 5
Explicação:
As pautas da PNH
Pág 21 - Livro didático
alessandrabottini7:
correto, alternativa 5
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás